quarta-feira, 17 de maio de 2023

Imagens perturbadoras

Sabe-se que a obesidade é um problema de saúde bastante comum em vários países do mundo, inclusive no Brasil. Infelizmente, a tendência é haver aumento na incidência, levando a outras complicações de saúde, como infartos, diabetes, acidentes vasculares cerebrais, tromboses, problemas hepáticos e outras potenciais causas de morte. 

Há poucas imagens de como as gorduras, sobretudo as abdominais, depositam-se no organismo. Uma das poucas fontes está AQUI. Ela faz alusão à carne marmorizada, muita apreciada em churrascos: 

Um exemplo de carne marmorizada, do tipo Wagyu. (Divulgação/Empório 481)


Por outro lado, este é o aspecto aproximado dos músculos de uma pessoa com obesidade. O marmoreio dificulta a locomoção e o tônus, impedindo o gasto energético que poderia levar ao aumento do consumo das reservas de gordura, e à diminuição do problema. 

Distribuição da gordura numa pessoa obesa (esquerda) e numa pessoa não obesa

Outra fonte de imagens pouco indicadas para pessoas suscetíveis é AQUI, mostrando a gordura visceral, considerada a mais perigosa para o organismo. 

Gordura visceral depositada entre o intestino delgado

A visão dessas imagens pode fazer muita gente tentar perder os quilos a mais, o que não é fácil, considerando o estilo de vida da maioria da população brasileira (e mundial). Será necessário aumentar a atividade física e diminuir a ingestão de alimentos, inclusive aquela carne marmorizada suculenta extraida de infelizes - e obesos - bovinos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário