sexta-feira, 29 de novembro de 2013

O verdadeiro significado de 'Black Friday'

Depois da 'Black Wednesday' anunciada, chegou a 'Black Friday', mas não comentarei sobre esse evento muito comentado nas redes sociais, e sim sobre as notícias ocorridas hoje. Serei breve. 

O governo finalmente anunciou o esperado aumento na gasolina, e ele foi de "apenas" 4%, para não estragar o fim do ano dos brasileiros, mas outros aumentos poderão vir, e não serão tão comedidos. O diesel aumentou mais, em 8%. 

Pior é o acontecido no Memorial da América Latina, um dos maiores museus da cidade. O prédio do auditório Simón Bolívar foi consumido pelas chamas, após uma sobretensão elétrica decorrente do restabelecimento da energia elétrica na região (Barra Funda, Perdizes, Pompéia) após blecaute. Isso pode ter danificado seriamente uma das obras de Tomie Ohtake, a grande artista nipo-brasileira que acabou de completar 100 anos de idade, a tapeçaria de 600 metros quadrados. Havia também parte do acervo de Cândido Portinari, incluindo os quadros sobre Tiradentes. Além disso, nove bombeiros tiveram de ser atendidos após intoxicação causada pela fumaça. Dois deles estão internados. 

No exterior, as notícias mais exploradas pela imprensa também não são boas.

Fala-se de um leão morto e supostamente comido por rebeldes famintos na Síria, mas provavelmente estavam tirando-lhe a pele para, simbolicamente, dizer o que iriam fazer com Bashar al-Assad, o "leão de Damasco"; mais preocupante que a morte do infeliz felino é a crescente população de refugiados, tentando se abrigar dos ataques naquele país, inclusive milhares de crianças indefesas. 

Além disso, existe crescente preocupação sobre um conflito entre o Japão e China por causa de ilhotas próximas de Taiwan que pertenciam aos chineses até 1895, quando o governo militar japonês anexou-as ao seu território, e vistas como vitais pontos de pesca e prováveis fontes de petróleo e gás natural, escassas em ambos os países. A ampliação do espaço militar chinês para as ilhas citadas, chamadas de Diaoyu pela China e Senkaku pelo Japão, causou irritação em Tóquio e preocupação em Washington.

Menos sérios e mais grotescos foram certas notícias, como a repercussão do aplicativo Lulu no Facebook para as mulheres avaliarem os homens e a reivindicação pela Bélgica da batata frita como "patrimônio da humanidade". Realmente tem gente que contribui mesmo para o desenvolvimento do espírito humano. Nossos filhos e netos não se esquecerão disso.

Diante de tudo isso, a 'Black Friday' foi pior do que simplesmente as denúncias (várias) de maquiagem nos preços cobrados pelas lojas participantes do evento. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário