sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

Duas perdas para a literatura mundial

2016 já é um ano repleto de celebridades falecidas, mas nesta sexta-feira foi a vez de dois escritores famosos no mundo inteiro.

 Umberto Eco (1932-2016) e Harper Lee (1926-2016)

A americana Harper Lee ficou famosa por apenas um livro, To Kill a Mockingbird, conhecido no Brasil como O Sol é Para Todos. É uma história comovente da vida num povoado do Alabama, marcado pelo preconceito racial contra os negros. A autora ganhou o Prêmio Pulitzer em 1961, graças a este livro, que foi em seguida adaptado para o cinema. Gregory Peck ganhou o Oscar em 1963 por interpretar o protagonista Atticus Finch, advogado que defendeu um negro acusado de estuprar uma jovem branca. 

Umberto Eco, italiano, também fez um livro cuja adaptação para o cinema ficou muito conhecido. O Nome da Rosa trata de uma época de intolerância e fundamentalismo, durante os duros tempos da Inquisição. A narrativa é, aparentemente, um romance policial, onde um padre franciscano, Guglielmo da Baskerville (o sobrenome é uma homenagem explícita a Sherlock Holmes), investigava uma série de crimes cometidos dentro de uma abadia, no século XIV. Sean Connery interpretou o investigador, em atuação bastante memorável. 

No entanto, Eco, ao contrário de Lee, produziu muitos livros. principalmente ensaios, como Kant e o Ornitorrinco e Ensaio sobre a Feiúra. Seus romances são principalmente históricos, mistura de fatos e ficção, com suspense e teorias conspiratórias, como O Pêndulo de Foucault e O Cemitério de Praga

São dois nomes da literatura contemporânea que tiveram a estranha coincidência de terem morrido no mesmo dia, 19 de fevereiro de 2016.

Nenhum comentário:

Postar um comentário