segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

Oscar bissexto

Neste dia a mais do ano, o Oscar reuniu alguns aspectos incomuns, como: 

1. Um diretor ganhar o Oscar por duas vezes seguidas: Alejandro Gonzales Iñarritu, premiado pela comédia Birdman e agora pelo drama O Regresso

2. Por falar neste filme, ele decepcionou um pouco, pois das 12 indicações, só ganhou três, e uma delas é de fotografia. O terceiro prêmio será comentado depois, e não é de melhor filme: perdeu para Spotlight, que aborda o trabalho da imprensa e os casos de pedofilia na Igreja Católica. 

3. Uma animação brasileira concorreu ao Oscar, o que não deixa de ser inusitado. Porém, como era de se esperar, perdeu para o favorito: Divertida Mente, da Pixar/Disney, era imbatível. 

4. Ennio Morricone finalmente ganhou um Oscar. O italiano era conhecido pelos seus grandes trabalhos como compositor de trilhas sonoras, e agora levou a estatueta, aos 87 anos, por musicar Os Oito Odiados, de Tarantino. 

5. O mais comentado aspecto do Oscar foi a premiação de Leonardo di Caprio, em sua performance no filme O Regresso. Ele concorria pela quinta vez e foi alvo de gozações desde a sua não indicação a melhor ator por Titanic (1997). Depois, fez, entre outros, o excêntrico milionário Howard Hughes e o manipulador do mercado de ações Jordan Belfort, o "Lobo de Wall Street". Não conseguiu, e ficou estigmatizado. Mas ele não desistiu e finalmente ganhou a tão almejada estatueta. Virou alvo de memes e, no Brasil, foi comparado até ao Corinthians, que só ganhou a Libertadores em 2012. 

Num dos memes, sobrou para Steve Harvey, que apresentou o concurso de Miss Universo de 2015 e anunciou a vencedora por engano

Outros aspectos não foram tão incomuns, como a tão criticada "supremacia branca", deixando de lado os atores e atrizes negros, fato satirizado pelo apresentador (negro) Chris Brown. Também mais uma produção sobre o Holocausto foi premiada, o húngaro O Filho de Saul, de forma merecida, aliás. Também muito se comentou sobre a elegância (ou não) dos participantes da grande festa do cinema, pois o requinte e a sofisticação fazem parte da cerimônia. E também as gafes, como as cometidas pela Glória Pires em seus comentários durante a exibição do evento pela TV.


N. do A.: Esta cerimônia tratou de refutar as acusações de racismo ao dar um dos Oscar honorários a Spike Lee. A veterana Gena Rowlands também ganhou este prêmio, pelo conjunto de sua obra. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário