quinta-feira, 23 de junho de 2016

Justiça da Califórnia decide a favor do Led Zeppelin

Depois de uma longa batalha nos tribunais, a banda inglesa Led Zeppelin saiu vitoriosa da acusação envolvendo um suposto plágio da música Taurus, da banda americana Spirit, feita em 1968. Michael Skidmore, representante do compositor e guitarrista da banda Randy California, falecido em 1997 num trágico acidente marítimo ao tentar salvar o filho de um afogamento no Havaí, acusou os ingleses de plagiarem parte do trabalho para fazerem, em 1971, uma de suas mais notórias canções, Stairway to Heaven

Um tribunal californiano foi encarregado de julgar a queixa de Skidmore, a partir de indícios notados por um juiz: uma série de acordes em escala cromática praticamente idêntica presente no início das duas músicas. Porém, tudo o mais é completamente diferente, conforme se pode notar abaixo: 

A psicodélica música do Spirit...

... e o megasucesso composto por Jimmy Page e Robert Plant, os cabeças da banda inglesa

Como se pode notar, há mesmo um pequeno trecho coincidente, mas o júri não considerou isso uma prova de plágio, e Skidmore não verá a cor do dinheiro exigido na Justiça: parte dos US$ 58 milhões (US$ 79 milhões, corrigidos pela inflação) arrecadados por Jimmy Page, Robert Plant e seus colegas da banda. 

Dessa forma, um dos maiores grupos de rock'n roll de todos os tempos acabou voltando aos holofotes da mídia, e seus acusadores, também. 



N. do A.: Enquanto isso, na Terra Brasilis, a Polícia Federal prendeu mais um cacique petista, Paulo Bernardo, ex-ministro do Planejamento. Ele foi um beneficiário do grande esquema de corrupção investigado pela Lava Jato, e Gleisi Hoffman, sua mulher, e senadora pelo PT, revoltou-se contra a prisão. Ainda serão necessários muitos atos assim para o Brasil conseguir galgar sua escada - não para o céu, mas para escapar do inferno no qual acabou se metendo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário