Abordando o assunto da cultura popular, mais especificamente os quadrinhos da Marvel, nota-se que o pessoal até tenta utilizar como cenário o mundo real, mas muitas vezes isso é impossível, mesmo porque as histórias em geral são fantasias envolvendo fatos inverossímeis, como a capacidade do Homem de Ferro voar sem se preocupar (muito) com a energia necessária para mover a sua pesada armadura, ou os raios gama transformarem um cientista num gigante verde raivoso ao invés de simplesmente matá-lo.
Existem lugares muito pitorescos, até esquisitos, inventados pelos autores da "Casa das Ideias", onde parte dos enredos ocorrem. É o caso dos planetas ou dos lugares extraterrenos, como Zenn-La, o mundo de onde o Surfista Prateado veio, ou Asgard, a terra do poderoso Thor e outros deuses escandinavos. Mas vou me limitar aos países fictícios da Terra, mesmo, onde ninguém, em sã consciência, pensaria em viajar.
Os fãs dos quadrinhos conhecem, por exemplo, a Latvéria, o minúsculo país europeu vizinho da Transilvânia (no mundo real, faz parte da Romênia), governado pelo impiedoso Doutor Destino, um dos mais poderosos vilões da Marvel. Apesar de ser um tirano, ele é adorado pelo seu povo, fazendo inveja a certos governantes que bem gostariam de ter este dom. Não é um bom lugar para um turista de bom senso.
Este "país" vive em conflito com o resto do mundo, não só com o Quarteto Fantástico ou os outros heróis, mas tem boas relações com o vizinho, a república da Symkaria, onde vive a anti-heroína conhecida como Sabre de Prata, pouco conhecida por ainda não aparecer em nenhum filme da Marvel.
Na mesma região "existe" outra pequena nação, Transia, no meio dos Cárpatos, também vizinha da Transilvânia, e também da Sérvia. Neste país montanhoso há o Monte Wundagore, local de nascimento da Feiticeira Escarlate e seu irmão gêmeo Mercúrio, e base de operações do genial e psicótico cientista conhecido como o Alto Evolucionário, criador de animais transformados em humanoides, que não raro atacam quem encontram. Não é um lugar aprazível, portanto.
Os gêmeos citados acima estão relacionados com Magneto, apesar de recentemente a Marvel ter revelado que eles não são filhos do poderoso mutante, talvez devido ao conflito entre a Marvel Studios e a Fox, que dividem os direitos sobre Mercúrio e, em teoria, também sobre a Feiticeira. O mestre do magnetismo costuma visitar tanto a Transia quanto um local onde os mutantes são soberanos, a ilha de Genosha, "localizada" próximo às Seicheles, no Oceano Índico. Se este lugar existisse mesmo, não seria um local para os humanos comuns visitarem, pois eles seriam perseguidos e tiranizados. É uma situação algo oposta à do resto do mundo, onde os mutantes são discriminados.
No continente africano, não muito distante de Genosha, existe o reino de Wakanda, próximo ao lago Turkana, entre Quênia e Etiópia. É o reino do herói Pantera Negra, e o único lugar onde pode ser encontrado um mineral chamado vibranium, matéria-prima para os escudos do Capitão América e os dispositivos anti-acústicos do Senhor Fantástico. Um meteorito com o material caiu naquela região há milhares de anos, segundo as histórias. Seria um lugar para se fazer um safári turístico, não fosse palco de vários conflitos entre os vizinhos e também entre super-heróis e supervilões.
Voltando ao universo dos mutantes, outro lugar que aparece nos quadrinhos do X-Men é a Terra Selvagem, um lugar hostil habitado por feras pré-históricas, localizado próximo à Antártica, mas com clima próximo ao tropical, por mais absurdo que isso possa parecer. Este lugar é a terra de Sauron, um mutante em forma de pteranodonte que se alimenta de sangue e deu trabalho para os X-Men e outros heróis. Lá também vive o guerreiro Ka-Zar, originalmente inspirado em Tarzan, e seu animal de estimação, o tigre dentes-de-sabre Zabu, que não raro precisam lutar em combates ferozes para sobreviverem. Ou seja, além de ser muito longe, é um péssimo lugar para passar as férias.
Finalmente, a Marvel explora a super-conhecida Atlântida, o reino submarino governado por Namor, que odeia os humanos por poluírem os mares, afetando o bem-estar de seu povo nas profundezas do mar. Atlântida, para a "Casa das Ideias", é um lugar onde possíveis turistas não seriam bem vindos, caso pudessem visitá-la.
Estes são os lugares mais conhecidos do Universo Marvel, embora vez ou outra outras dezenas de países fictícios apareçam nas histórias.
Os fãs dos quadrinhos conhecem, por exemplo, a Latvéria, o minúsculo país europeu vizinho da Transilvânia (no mundo real, faz parte da Romênia), governado pelo impiedoso Doutor Destino, um dos mais poderosos vilões da Marvel. Apesar de ser um tirano, ele é adorado pelo seu povo, fazendo inveja a certos governantes que bem gostariam de ter este dom. Não é um bom lugar para um turista de bom senso.
Este "país" vive em conflito com o resto do mundo, não só com o Quarteto Fantástico ou os outros heróis, mas tem boas relações com o vizinho, a república da Symkaria, onde vive a anti-heroína conhecida como Sabre de Prata, pouco conhecida por ainda não aparecer em nenhum filme da Marvel.
Na mesma região "existe" outra pequena nação, Transia, no meio dos Cárpatos, também vizinha da Transilvânia, e também da Sérvia. Neste país montanhoso há o Monte Wundagore, local de nascimento da Feiticeira Escarlate e seu irmão gêmeo Mercúrio, e base de operações do genial e psicótico cientista conhecido como o Alto Evolucionário, criador de animais transformados em humanoides, que não raro atacam quem encontram. Não é um lugar aprazível, portanto.
Mapa fictício da Latvéria, Symkaria e Transia, na Europa Oriental. A Transilvânia é tratada como se fosse independente.
No continente africano, não muito distante de Genosha, existe o reino de Wakanda, próximo ao lago Turkana, entre Quênia e Etiópia. É o reino do herói Pantera Negra, e o único lugar onde pode ser encontrado um mineral chamado vibranium, matéria-prima para os escudos do Capitão América e os dispositivos anti-acústicos do Senhor Fantástico. Um meteorito com o material caiu naquela região há milhares de anos, segundo as histórias. Seria um lugar para se fazer um safári turístico, não fosse palco de vários conflitos entre os vizinhos e também entre super-heróis e supervilões.
Nações africanas no Universo Marvel, mostrando Wakanda (em azul) e uma possível localização de Genosha, no oceano. A Etiópia está sem boa parte de seu território (este mapa foi feito antes de 2011, ano da emancipação do Sudão do Sul).
Finalmente, a Marvel explora a super-conhecida Atlântida, o reino submarino governado por Namor, que odeia os humanos por poluírem os mares, afetando o bem-estar de seu povo nas profundezas do mar. Atlântida, para a "Casa das Ideias", é um lugar onde possíveis turistas não seriam bem vindos, caso pudessem visitá-la.
Estes são os lugares mais conhecidos do Universo Marvel, embora vez ou outra outras dezenas de países fictícios apareçam nas histórias.
Nenhum comentário:
Postar um comentário