sexta-feira, 3 de junho de 2016

Matemático brasileiro ganha importante prêmio na França

Existem notícias que nos fazem ter vontade de urrar de raiva e desejar aos responsáveis algo pior do que a zika ou um tumor no orifício entre os glúteos, como (atenção: não é recomendável clicar nada neste parágrafo!) AQUI, AQUI, AQUI e AQUI

Mas existem outras que nos fazem bem por alimentar pensamentos mais edificantes. Uma delas foi ter encontrado o menino que foi deixado numa floresta no norte do Japão. A outra envolve um certo país, maltratado por séculos de inépcia, mal acostumado ao culto do "jeitinho" e da marginalidade, e conformado com aquelas notícias do primeiro parágrafo. Um cidadão desse país foi premiado, e merecidamente.

 Marcelo Viana, diretor do Impa, tornou-se exemplo para os matemáticos e produtores de conhecimento no Brasil (Leonardo Pessanha/Impa)

Marcelo Viana, do Instituto Geral de Matemática Pura e Aplicada (Impa), ganhou o prêmio Louis D., o mais importante da França, concedido pelo Institute de France, por seus trabalhos sobre os sistemas dinâmicos, úteis para o estudo de fenômenos naturais como as massas de ar, correntes marítimas e crescimento de seres vivos.

Ele dividiu o prêmio de 450 mil euros com o francês François Labourie, da Universidade de Nice, e irá investir o dinheiro em pesquisas e produções de artigos científicos.

Viana assumiu o cargo em dezembro do ano passado, e foi um árduo crítico dos métodos para ensinar matemática no Brasil. De fato, boa parte dos professores não se preparam adequadamente e nem possuem uma didática adequada para tão importante tarefa, o que explica em boa parte o desinteresse dos alunos pelo estudos desta disciplina.

Foi devido ao estudo dos sistemas dinâmicos que outro matemático brasileiro pesquisador do Impa, Artur Ávila, ganhara o Prêmio Fields, o "Nobel da Matemática", dois anos atrás. Isto foi abordado neste blog e pode ser visto AQUI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário