Merecidamente, o garoto Johan Alexis Ramiro Castro, de 15 anos, foi condecorado pelo governo brasileiro ao ajudar a encontrar o avião da Lumia, acidentado no 29/11.
O adolescente ficou conhecido como o "anjo" e viajou de avião, pela primeira vez, de Medellin para Brasília (Daniel Brito/UOL) |
Ele e outros seis envolvidos nas buscas e identificações dos corpos foram condecorados com a Ordem do Rio Branco: o prefeito de Medellín, Federico Gutiérrez Zuluaga; a secretária do governo de Antioquia, Victoria Eugenia Ramírez Vélez; o diretor-executivo da Agência de Cooperação e Investimentos de Medellín, Sergio Escobar Solórzano; o diretor de gestão de Riscos da cidade colombiana, Camilo Zapata Wills; a apresentadora de TV Caracol Mónica Patricia Jaramillo Giraldo; e o prefeito de Chapecó, Luciano José Buligon.
Na cerimônia, o ministro da Defesa Raul Jungmann cometeu uma gafe, trocando "colombianos" por "bolivianos" em seu discurso, recebendo críticas dos internautas, algumas bem ferozes e outras motivadas por revanchismo político.
Uma homenagem justa a todos eles, no dia em que o lateral Alan Ruschel recebeu alta, após 19 dias de internação. Considerando a gravidade de seus ferimentos quando foi resgatado, a recuperação foi bastante rápida. O jornalista Rafael Henzel e os colegas de Ruschel terão de esperar a liberação, ainda sem uma data prevista.
Nenhum comentário:
Postar um comentário