1. A Kroton Educacional comprou a Somos Educação por R$ 4,566 bilhões. A Somos Educação é uma das maiores redes de ensino básico privado do Brasil, e é dona de editoras educativas tradicionais como a Ática, a Scipione e a Saraiva. A Kroton é considerada a maior aglomeração de ensino do mundo, e poderia ter ficado ainda mais se o Cade não tivesse cedido ao seu pantagruélico apetite por aquisições, no caso das Faculdades Estácio. Naquele episódio, julgou-se que haveria o risco de um monopólio no setor.
2. Está vencendo o prazo para a MP da reforma trabalhista ser aprovado, e a intenção do governo era "corrigir" alguns pontos aprovados pelo Congresso, como a permissão para grávidas trabalharem em ambientes insalubres de grau "mínimo" e "médio". O Executivo pretendia tornar obrigatório o atestado médico para permitir o trabalho nessas condições, enquanto o Legislativo diz que o atestado é para impedir a gestante de se submeter a isto. Outros pontos diziam respeito aos trabalhos terceirizados, que poderiam ser considerados desvinculados da empresa, no entender da lei original, ou não, segundo a Medida Provisória. Também há divergências nas indenizações por danos sofridos pelos empregados, e desta vez a MP era mais draconiana, impondo um valor até 50 vezes maior do que o teto da aposentadoria (R$ 5.645,80): os congressistas permitiram indenizações até 50 vezes maiores do que o salário do trabalhador prejudicado - em muitos casos, bem maior do que o teto aludido. A não aprovação da medida pode obrigar Temer a lançar um decreto para impor as mudanças, e até lá vale a decisão dos senadores e deputados.
3. Ainda no aspecto político, a juíza Caroline Lebbos, de Curitiba, vetou as visitas não programadas ao ex-presidente Lula, agora preso. Ela proibiu Ciro Gomes, Gleisi Hoffmann, a ex-presidente Dilma Rousseff e vários deputados de visitarem a cela do ex-presidente e desrespeitarem as normas vigentes, que só permitem visitas às quartas-feiras. Familiares podem visitá-lo às quintas. O casuísmo dos políticos citados é custeado pelo NOSSO DINHEIRO.
4. No esporte, mais precisamente no vôlei feminino, o Dentil/Praia Clube de Uberlândia acabou com a hegemonia do SESC Rio, dirigido por Bernardinho, e venceu-o com autoridade: 3 sets a 0, parciais de 25-19, 25-23 e 25-17. É o primeiro título do clube mineiro na Superliga de Vôlei. O time comandado por Fernando Coco conta com Fernanda Garay, recém-afastada da Seleção, enquanto Fabi, do SESC, estava se despedindo das quadras, após uma carreira recheada de títulos, entre os quais as Superligas anteriores e as medalhas de ouro em Pequim e Londres, pela Seleção. No primeiro jogo, o SESC havia vencido por 3 sets a 1, obrigando o Dentil a fazer uma grande partida ontem.
A inédita conquista do Praia Clube de Uberlândia na Superliga de Vôlei Feminino, derrotando o poderoso SESC Rio (Wander Roberto/Inovafoto/CBV) |
5. Outro esporte de destaque é o futebol, com a conquista da Copa do Rei pelo Barcelona, no sábado, com um massacre de 5 a 0 sobre o Sevilla (com dois gols do "vampiro uruguaio" Luis Suárez, um de Messi, um de Phelippe Coutinho e outro de Iniesta, que vai deixar o clube catalão após vários anos e títulos), e os jogos do Campeonato Brasileiro, com a liderança do Corinthians na segunda rodada, ao vencer o Paraná por 1 a 0. A mídia pouco falou de uma conquista importante: a Copa América de futebol feminino, vencida pela Seleção Brasileira comandada pelo técnico Vadão, após a vitória sobre a Colômbia por 3 a 0 ontem.
6. Entre as notícias internacionais, um estranho e terrível atentado em um restaurante de Nashville, capital do estado norte-americano do Tennessee, onde um homem desequilibrado e sem roupas matou 4 pessoas a tiros ontem e conseguiu fugir após ser impedido por um jovem, James Shawn Jr., considerado agora um herói (o assassino só foi capturado hoje), e um atropelamento criminoso em Toronto, matando outras 9 pessoas. Infelizmente, pouco se falou de um homem-bomba que matou 48 - muito mais gente - em uma fila de registro de eleitores em Cabul, a capital do arruinado Afeganistão.
7. Felizmente, se falou muito menos desses crimes horríveis, em relação à abordagem da mídia sobre o nascimento do terceiro filho do príncipe William e de Kate Middleton. O menino é o quinto na linha sucessória de Sua Majestade Britânica, rainha Elizabeth II, que completou 92 anos recentemente. O príncipe Charles continua a ser o primeiro, enquanto o filho deste, William, é o segundo, e seus três filhos o seguem: George, Charlotte e o novo príncipe ainda sem nome - especula-se que ele será chamado de Arthur, de acordo com o desejo de muitos britânicos, em homenagem ao lendário rei medieval.
Nenhum comentário:
Postar um comentário