quarta-feira, 9 de maio de 2018

O Youtube é um perigo para quem tem ataques de saudosismo

Se existe algum terreno perigoso e traiçoeiro com a aparência mais inofensiva possível, este lugar é a Internet. Sites contendo pornografia, incentivo a práticas ilícitas e toda forma de informação inútil destinada apenas a fazer os usuários da rede perderem tempo existem aos montes, sem falar naqueles afetados por pragas virtuais como malwares, ramsonwares, spywares e vírus. 

Um outro perigo é menos insidioso, mas também capaz de fazer um belo estrago na cabeça do usuário: o vício em coisas antigas. Este blog já dedicou espaço a várias esquisitices adoradas por gente vidrada nos anos 1980 ("Oitentolatria") e 1990 ("Noventolatria"). Gente muito longe da velhice dizendo "No meu tempo era melhor". Tempo de infância, diga-se. 

O Youtube é um lugar onde esses adoradores do passado gostam de frequentar. Antes, colocavam imagens gravadas originalmente em fitas VHS, muitas delas com qualidade questionável, para mostrar programas e comerciais típicos do final do século passado. Muita coisa era bizarra, mas os apreciadores acham o máximo. Modismos, cortes de cabelo, roupas, velharias, programas, coisas atualmente vistas como escandalosas mas encaradas como normais na época (como propagandas de cigarro em horários acessíveis às crianças, com jovens vendendo saúde e sem advertências para alertar sobre a ameaça à saúde representada pelo fumo), e empresas atualmente inexistentes (como o Mappin, a Mesbla, o Banco Nacional e a Telesp, por exemplo) foram e ainda são mostrados aos montes no Youtube. 

Mais recentemente, canais são dedicados exclusivamente a falar das recordações, um prato cheio para os oitentólatras e noventólatras. Alguns desses são o "Canal Velharia", o "Arca da Fuzarca", o "Anos90" e o "Nerd Show", aliás este último não é exatamente "nerd", mas um espaço cheio de antiguidades para mostrar os gostos da infância no final do século passado. 

Cuidado! Para quem tem ataques de saudosismo, o Youtube e outros espaços da Internet são locais de perdição!

Nenhum comentário:

Postar um comentário