Esqueçam a música da Simone Então é Natal, pois esta é uma versão de Happy Xmas (War is over). A única canção natalina de sucesso feita no Brasil, Boas Festas, é uma obra memorável composta por Assis Valente, em 1933.
Apesar do ritmo alegre e festivo, a letra não é assim tão animada. Na verdade, é até bastante sombria, carregada de desilusão. O autor deve ter se lembrado de sua infância infeliz na Bahia, e notado que muitas crianças brasileiras viviam em más condições (e muitas ainda vivem, em pleno século XXI).
O autor sofria com dívidas e crises de depressão, e cometeu suicídio ingerindo formicida com guaraná há sessenta anos, em 1958. No entanto, foi capaz de produzir muita música aclamada em sua época. Ele foi o autor de Brasil Pandeiro, uma obra de amor à pátria e ao seu povo, considerada rival de Aquarela do Brasil, e gravada pelos Novos Baianos em 1972, quando há muito o compositor baiano havia falecido.
O harpista paraguaio Luís Bordón fez uma série de gravações, e talvez a mais antiga seja de 1958, ano da morte de Assis Valente, em sua coletânea A Harpa e a Cristandade, sinônimo de Natal para muitos brasileiros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário