quarta-feira, 13 de maio de 2020

O superplaneta Kepler-88 D

Astrônomos da Universidade do Havaí descobriram um planeta gigantesco, orbitando a estrela Kepler-88, pertencente à constelação de Lira, a 1.200 anos-luz daqui. 

Chama a atenção pelo tamanho: maior do que Júpiter e com três vezes a sua massa! Foi batizado de Kepler-88 D. 

Tamanho presumido do gigante estudado por anos no Observatório W. M. Keck, no Havaí (do jornal The Sun, definitivamente não uma referência para os estudiosos da astronomia) 

Este superplaneta interfere na órbita dos seus "companheiros", os planetas Kepler-88 B e C, devido à força gravitacional. Os companheiros do gigantão são duas também grandes esferas gasosas: o B é três vezes maior que a Terra e o C é quase do tamanho de Júpiter. Orbitam em torno da Kepler-88, estrela amarela menor do que o Sol. 

Comparação do tamanho de Kepler-88 com o do Sol (NASA)


A descoberta foi fruto de uma pesquisa feita a partir de seis anos de observações pelo HIRES (high-resolution Echelle spectrometer, ou espectrômetro Echelle de alta resolução) do Observatório W. M. Keck, colabora para os estudos das influências gravitacionais de corpos massivos sobre outros menores, assim como as trajetórias dos asteróides e até a formação de água, elemento vital para seres semelhantes aos da Terra, em planetas menores. 

Por ser um planeta gasoso e estar numa distância absolutamente inviável para uma possível viagem, não é uma opção para os "terráqueos" fugirem do coronavírus, este ser que, só no Brasil, infecta  mais de 180.000 pessoas (número superior ao de doentes na França). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário