quinta-feira, 24 de junho de 2021

Lançado o Windows 11

A Microsoft resolveu descumprir a promessa de não lançar nenhuma versão nova do sistema operacional Windows e apresentou o 11 hoje. 

O novo Windows vai se parecer mais com os sistemas operacionais dos telefones celulares (Divulgação)

Com uma aparência mais limpa e o famoso menu "Iniciar" centralizado, e não mais no canto inferior esquerdo, o SO da empresa de Bill Gates será mais compatível com aplicativos do Android. Também há maior integração com o Xbox, o console de jogos da marca. Há uma barra para acionar os widgets, com as informações personalizadas de acordo com o perfil, e isso significa a coleta de mais informações pessoais por parte do sistema. A indesejada Cortana acabou ficando escondida, e só será ativada por intervenção do usuário. Pensando numa nova tendência, estimulada pela pandemia, o Microsoft Teams, para uso em videoconferências e reuniões virtuais, estará integrado à barra de tarefas. 

Infelizmente, o Windows, nos últimos anos, sempre foi um sistema pesado, e isso piorou. As exigências de memória, 4 Gb, se mantiveram (e muitos computadores vendidos no mercado vêm com apenas isso, o que significa travamentos e irritações constantes, necessitando abrir a máquina para instalar outro pente de memória, quando isso é possível), mas agora os computadores compatíveis precisam ter, obrigatoriamente, 64 bits (já é a maioria no mercado), 64 Gb de espaço mínimo e segurança com a versão 2.0 do módulo TPM (Trusted Platform Module, ou Módulo de Plataforma Confiável), instalado na placa-mãe, disponível apenas em PCs e notebooks recentes. Existe a opção de comprar o chip avulso, e isso significa um gasto extra para o usuário - bem menor do que adquirir um aparelho novo compatível, cujos preços ficaram absurdamente altos com a disparada do dólar e a crise no mercado de circuitos integrados provocada pelo coronavírus. 

Ou seja, no final o Windows 11 será para poucos aqui no Brasil, e quem tem um aparelho relativamente antigo com Windows 10 ficará sem suporte em 2025, segundo informações da Microsoft. Boa parte usa o Windows 7, teoricamente compatível para um upgrade, mas a grande maioria não atende os requisitos de hardware citados acima. No fundo, haverá tendência de piora na obsolescência das máquinas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário