Já é conhecida por décadas, entre os leitores de quadrinhos, a "existência" de impérios intergaláticos dispostos a acabar com a nossa raça em uma invasão da Terra. Na Marvel, por exemplo, existem três grandes impérios extraterrestres, todos terríveis inimigos dos humanos:
- os Kree, humanoides muito parecidos com os "terráqueos" com características de etnias europeias, sendo os mais "puros" com pele azulada, originários da Grande Nuvem de Magalhães; são regidos pela Inteligência Suprema, um tipo de tirania disposta a destruir quem se opõe aos seus planos de conquista; ela é auxiliada pelos Acusadores, dos quais o mais conhecido é Ronan;
- os Skrull, com características menos humanas e mais reptilianas, a maioria com orelhas pontudas e pele verde, vindos de um planeta chamado Skrullo, destruído pela entidade cósmica Galactus; são capazes de se transformar em qualquer ser, e se infiltram facilmente; são governados por um imperador com poderes também absolutos; o mais conhecido deles é o Super-Skrull, criado com os poderes combinados do Quarteto Fantástico;
- os Shi'ar, raça estranha de seres com características de aves, inclusive penas no lugar de cabelos, e capacidade de reprodução por meio de ovos; criados em 1976 por Chris Claremont, o gênio das histórias do X-Men, são os mais recentes, e provavelmente os mais poderosos entre as ameaças extraterrenas; vindos de um planeta chamado Chadilar, sua tirania tem aversão às artes e gosto pela guerra, dotados de armamento poderosíssimo capaz de destruir todo o Universo, e se acham incuravelmente superiores às outras raças.
Esses três são também inimigos entre si. A guerra mais conhecida é o interminável conflito entre os Kree e os Skrull, que dura séculos e parece estar próxima do fim graças à proclamação de um novo imperador, um híbrido Kree-Skrull, chamado de Dorrek VIII, ou Hulkling; este é filho do antigo Capitão Marvel (o Mar-Vell) com a princesa Skrull Anella; Hulkling é conhecido por ser homossexual, marido do filho da Feiticeira Escarlate, Wiccano, e foi alvo de censura por parte do governo da cidade do Rio de Janeiro durante a Bienal do Livro em 2019.
Também houve conflitos entre os Kree e o império Shi'ar, com a participação dos Inumanos, espécimes criados como "cobaias" dos primeiros, a partir de experimentos feitos com humanos primitivos usando uma estranha substância chamada de "névoa terrígena"; os Inumanos constituem um pequeno reino governado pelo poderoso Raio Negro, cujos gritos são mortais, e a rainha Medusa, aquela dos cabelos com vida própria que apareceu em um seriado recente (e fracassado) na Netflix.
|
A Marvel ainda vai abordar os conflitos entre os Kree, os Skrull e as vítimas de ambos, os humanos, em filmes como "The Marvels", a partir de 2022 (Divulgação) |
Esses seres possuem em comum, além de serem superpoderosos, o interesse em se apoderarem da Terra, vista como apenas mais um planetinha para aumentar a vastidão de seus impérios, e teriam conseguido há muito tempo, se não fosse o empenho dos Vingadores, do X-Men, do Quarteto Fantástico, da S.H.I.E.L.D e outros grupos da "Casa das Ideias".
Mas nem todos estão interessados em fazer do planeta azul uma terra para ser dominada. Alguns estão dispostos a ajudar os humanos. Entre os Kree, o já citado Mar-Vell e uma híbrida, Carol Danvers, a atual Capitã Marvel. O Skrull Talos também está disposto a colaborar com os terráqueos.
Há uma certa e incômoda semelhança com a realidade, envolvendo questões raciais, políticas e econômicas, inclusive a incômoda sensação de impotência perante essa versão intergalática de "três poderes".