terça-feira, 10 de agosto de 2021

O que teria causado a pane no CNPq?

A plataforma Lattes do CNPq, usada para registro curricular de milhares de pesquisadores, professores e estudantes universitários, está normalizada desde domingo, mas ainda há o temor de novas instabilidades. 

Segundo consta, os dados estão guardados em discos rígidos cujo sistema é coordenado por um conjunto de servidores VNX8000, fabricados pela EMC, atualmente parte da Dell. Este equipamento está fora de catálogo e aparentemente o servidor principal ficou sem manutenção por falta de verba, e a comunicação entre os discos ficou comprometida, agravada pelos equipamentos antigos (computadores, cabos de transmissão e barramento, entre outros), gerando todos os transtornos enfrentados por quem precisava criar ou atualizar o currículo Lattes. 


Os R$ 1,2 bilhão liberados para a CNPq ficam divididos entre as bolsas de pesquisa, reservas técnicas e custos de manutenção. Este montante diminuiu ao longo dos anos: eram R$ 2,6 bilhões em 2015. A situação não deve mudar no futuro, tornando a administração da verba um desafio para os gestores e para quem precisa custear seus projetos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário