sexta-feira, 27 de agosto de 2021

Carros inseguros

 Foram divulgados os últimos testes da NCAP Latin, e eles foram desalentadores. 

Os dois modelos testados, Renault (Dacia) Duster e Suzuki Swift, tiveram notas péssimas em segurança. O primeiro é um automóvel bastante vendido por aqui. Nenhum deles recebeu estrelas, num total de 5, e o Renault chegou a ter apenas 23% de segurança para crianças. O carro de marca japonesa foi ainda pior, chegando a 0% de segurança para crianças, por falta de lugares para fixar a cadeira Isofix, mas não é um modelo com demanda no Brasil. 

Não se tratam de modelos sem equipamentos ativos de segurança: eles possuem dois aribags dianteiros, barras de proteção nas portas e sistema de estabilização nos freios, como manda a legislação brasileira. Até há poucos anos, tais acessórios equipavam apenas os automóveis considerados "de luxo", para mostrar o nível de atraso na indústria automobilística brasileira. 

Por outro lado, o HB20, da Hyundai, também saiu-se muito mal em teste realizado em dezembro de 2020. O modelo também teve notas ruins, comparáveis ao do de marca francesa. Em testes um pouco mais antigos, somente o Chevrolet Cruze teve notas aceitáveis. Modelos como Fiat Cronos e Argo, e Chevrolet Onix, também foram mal. (*)

Isso mostra o descaso das montadoras com a segurança para passageiros e pedestres, em veículos caros demais para o poder aquisitivo do brasileiro médio. Tais carros são verdadeiras armas, ainda mais pilotados por motoristas sem o devido preparo, como é ainda muito comum por aqui. 


A Renault anunciou que irá recorrer após o resultado obtido pelo modelo Duster nos testes de segurança (Latin NCAP)


(*) Fonte: Site do Latin NCAP


Nenhum comentário:

Postar um comentário