Brasília tornou-se a primeira cidade a experimentar a tecnologia 5G, com a frequência de 3,5 GHz, explorada pelas três grandes empresas do setor: Claro, Vivo e Tim.
Por se tratar de algo recém-implantado, houve problemas no funcionamento do serviço, com falhas frequentes. Quando atuava, as velocidades realmente chegaram a ser bem superiores às que a grande maioria dos usuários de Internet estava acostumada. Porém, o sinal não era constante, e mesmo os planos 4G foram prejudicados em certos casos.
Antenas como essa já estão prestes a funcionar em algumas cidades (Jeremy Bezanger/Unsplash) |
Serão necessários ajustes para o 5G ser realmente implantado em outras cidades, como São Paulo, Belo Horizonte, Porto Alegre e João Pessoa. Curiosamente, o Rio de Janeiro vai precisar esperar mais. Tudo depende de como a infraestrutura das antenas 5G está consolidada.
Apenas os donos de celulares prontos para a nova tecnologia usufruirão dos benefícios de uma internet que pode chegar a 1 Gb/s, em teoria. Novos planos serão elaborados e os preços, espera-se, não serão muito maiores em relação aos destinados aos clientes do 4G.
Nenhum comentário:
Postar um comentário