segunda-feira, 4 de julho de 2022

Novamente, a barbárie faz vítimas nos Estados Unidos

Está se tornando uma tradição macabra um atirador atacar e matar pessoas inocentes nos Estados Unidos.

Em pleno dia da Independência local, o Independence Day, numa cidade próxima a Chicago, chamada Highland Park, um criminoso atirou enquanto havia um desfile cívico e matou 6 pessoas, ferindo também outras dezenas. Ainda não há informações seguras sobre a motivação do crime, mas o autor, Robert E. Crimo III, foi preso. Ele é um cantor de rap conhecido como "Awake" (acordado), mas aparentemente tem problemas de transtorno mental. 

Muitos culpam a facilidade no acesso às armas de fogo como responsável por tantas mortes como essas. Por outro lado, uma pessoa com habilidade para matar pode usar qualquer objeto com potencial ofensivo para conseguir seu intento, até uma garrafa quebrada ou um sapato de salto alto, mas nada é tão fácil como uma pistola ou um fuzil para abater uma vítima sem se aproximar dela. 

Antes de mais uma vez se tentar formular alguma tese sociológica ou pró (ou contra) algum credo religioso para discutir causas de tantas mortes e como evitá-las, é bom registrar que esses atos de barbárie poderão acontecer em algum outro lugar com problemas crônicos de violência, inclusive aqui no Brasil. Estejamos preparados. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário