segunda-feira, 25 de julho de 2022

O Gol vai sair de linha

Um dia, qualquer automóvel precisa sair de linha, seja por não atender mais o público alvo ou porque existem projetos melhores dentro da própria linha de montagem da montadora. 

O Gol será descontinuado depois de 42 anos de produção. É uma história das mais longas entre os carros fabricados no Brasil. 

Neste período, teve basicamente três carrocerias, a "quadrada" (1980 a 1994), consagrando as versões esportivas, como o Gol GTi, primeiro carro com injeção eletrônica no Brasil, lançado em 1988, a "bolinha" (1994 a 2008), tendo três "gerações" (basicamente, reestilizações aproveitando o mesmo monobloco, como também foram feitos com o Gol "quadrado") e a geração com motor transversal (2008 a 2022), onde predomina a versão de quatro portas, inexistente no "quadrado". 

O Gol chegou a ser o carro mais vendido desde 1987 até 2014, quando foi suplantado por projetos mais modernos. Seu nome evoca o futebol, tendo versões "Copa" , das quais a mais famosa foi a de 1994, com a versão ainda quadrada. Curiosamente, o Gol perdeu terreno justamente no ano da Copa no Brasil, aquela do 8/7. 

Sua história foi muito mais relevante do que a do lendário Fusca, e só não foi mais extensa do que a da Kombi, produzida por quase 60 anos. E o Gol, como no caso da "Velha Senhora", vai ter uma versão Last Edition. Segundo informações vazadas, será uma versão com motor 1.0 bicombustível com 84 cv (abastecido com álcool) e será caríssimo, mais de R$ 100 mil. O velho Gol merecia um tratamento melhor pela Volkswagen, e seus clientes, também!

O Gol foi o carro mais vendido no Brasil em todos os tempos (Divulgação)


Nenhum comentário:

Postar um comentário