quinta-feira, 18 de junho de 2015

As más notícias da semana

Mais notícias amargas nesta semana deixam o mundo em geral e o Brasil em particular mais angustiados. 

Não dá para especular como ficaremos no final deste ano, mas ele já acumula tantas más notícias que tudo poderá acontecer. Não se pode descartar nada. 

Na Grécia, o risco do país ficar com a economia parecida com as ruínas de sua capital, com a possível saída da zona do Euro. Na mesma Europa, navios de guerra foram deslocados para o Báltico, e a Rússia ameaça com mísseis nucleares. 

Um atirador matou nove pessoas em uma igreja gospel em Charleston, Carolina do Norte. Embora a questão fosse tratada como crime de ódio racial, pois todas as vítimas eram negras, é mais um caso de massacre provocado por uma pessoa sem a mínima condição de estar em liberdade, devido à sua deteriorada condição psicológica. Provavelmente irá enfrentar o corredor da morte. 

No Brasil, Dilma é convocada para explicar as manobras para gastar NOSSO DINHEIRO como ela achava que devia, apesar das restrições impostas pelos Orçamentos. São as chamadas "pedaladas fiscais", um golpe contra a nossa economia e nosso povo. Por isso, ela está mais próxima de sofrer um processo de impeachment, embora as chances disso acontecer permaneçam reduzidas. 

Enquanto isso, senadores de oposição que visitaram a vizinha Venezuela, entre eles Aécio Neves, foram agredidos por simpatizantes de Nicolas Maduro. Cercados e recebidos a pedradas, algo mais próximo de uma torcida organizada tratando os inimigos do que um tratamento adequado a autoridades de outro país, eles tiveram de voltar. Estavam lá em solidariedade aos políticos presos a mando do regime madurista-bolivariano. Até mesmo Dilma chamou o chanceler em Caracas para esclarecimento, não por vontade própria, mas porque os chefes do Legislativo a obrigaram.

Nada disso, porém, causou mais comentários, pelo menos por aqui, do que a derrota da Seleção Brasileira, a primeira da nova era Dunga, para a Colômbia na Copa América. Isso até era esperado, devido à qualidade dos nossos jogadores. Até mesmo Neymar jogou mal, e ainda perdeu a cabeça com os colombianos. Parte desse destempero emocional foi provocado pelas denúncias contra ele e seu pai envolvendo a sua venda ao Barcelona, lesando o Santos e um dos grupos que empresariaram o atacante, a DIS. Por agredir Armero, e se envolver em briga com Bacca, o topetudo foi expulso e poderá desfalcar o time pelo resto do campeonato, caso o time de Dunga consiga algo cada vez menos certo: chegar às finais da Copa América.



P.S.: as meninas do futebol amenizaram a sensação de decadência do esporte no país, ao vencerem a Costa Rica e se classificarem para as oitavas-de-final na Copa do Mundo feminina, no Canadá; o placar foi modesto: 1 a 0, gol de Raquel, mas era compreensível: as principais estrelas do time, Marta e Formiga, estavam no banco. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário