terça-feira, 25 de agosto de 2015

Quais serão os ministérios que a Dilma irá cortar?

Ontem, coincidindo com as péssimas notícias vindas da economia chinesa, Dilma anunciou o corte de ministérios, aparentemente "acordando" para o gravíssimo problema de um governo incapaz de cumprir com suas obrigações básicas, enquanto serve para empregar os chamados "comissionados", gente nomeada por algum figurão sem passar por concursos públicos ou avaliações. Também representará menos tunga no NOSSO DINHEIRO. 

São 39 ministérios, e dez deles serão finalmente extintos. Muitos dirão que as pastas da Saúde e da Educação serão duas delas, pois nem uma coisa nem outra são prioridade no Brasil. Outros apontam o ministério da Justiça como uma das vítimas, pois a extinção dessa pasta não faria diferença num país acostumado a zombar das leis. O ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação poderia, segundo os piadistas, ser cortado também, pois não há interesse em nada disso, e estamos habituados ao atraso e à dependência de tecnologia vinda de fora. Também o ministério da Cultura estaria com os dias contados, pois virou um ministério de doutrinação política e financiador de filmes ruins, negligenciando as tarefas de preservar o nosso patrimônio artístico e histórico. Por fim, o ministério do Planejamento, inútil num governo com dificuldade para planejar qualquer coisa útil. 

Dilma não seria assim tão maluca de fazer isso, mas tirando essas pastas e mais a da Fazenda, Agricultura (Pecuária e Desenvolvimento), Comunicações, Meio Ambiente (Minas e Energia), Relações Exteriores (este, nem pensar, pois é preciso ter boas relações com a China e os amigos "bolivarianos"), Trabalho, Transportes e Defesa, qualquer das restantes poderá ser extinta ou ter de sofrer fusão. 

Quais serão as "vítimas"?

Ministério das Cidades (aquele do Kassab, ex-prefeito de São Paulo)
Ministério do Desenvolvimento Agrário (pode vir a se fundir com o da Agricultura)
Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior
Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome
Ministério do Esporte
Ministério da Integração Nacional
Ministério da Pesca e Aquicultura (se não extinguir este...)
Ministério da Previdência Social
Ministério do Turismo
Ministério (Secretaria) da Aviação Civil
Ministério (Secretaria) de Assuntos Estratégicos
Ministério (Secretaria) de Comunicação Social
Ministério (Secretaria) de Direitos Humanos
Ministério (Secretaria) da Igualdade Racial
Ministério (Secretaria) da Micro e Pequena Empresa
Ministério (Secretaria) de Política para as Mulheres
Ministério (Secretaria) dos Portos
Ministério (Secretaria) Geral

(Os órgãos abaixo têm status de ministério, e dificilmente serão extintos, a não ser no caso de haver um surto psicótico da presidente)
Advocacia Geral da União
Banco Central
Casa Civil
Controladoria Geral da União
Gabinete de Segurança Institucional

Nenhum comentário:

Postar um comentário