quinta-feira, 24 de setembro de 2015

Duas notícias para este blog não ser acusado de só mostrar desgraça

Não vou falar dos assuntos mais quentes do momento, pois eles são inadequados para qualquer um, principalmente os doentes. Para inovar, vou mostrar duas notícias mais agradáveis. 

1. A visita do papa Francisco aos Estados Unidos é motivo de muitos comentários. Barack Obama reconhece o esforço para a normalização das relações entre seu país e Cuba, e o recebeu com certo entusiasmo. Hoje, o chefe da Igreja Católica foi o primeiro pontífice a discursar no Capitólio, a sede do Legislativo americano. Ele defendeu a acolhida aos refugiados que fogem da violência e do fanatismo na África e na Ásia, e condenou todos os fundamentalismos. Os democratas foram bem receptivos, ao contrário dos republicanos, que fizeram várias ressalvas, ainda mais porque o papa lançou a encíclica Laudato Si, que apontava as atividades humanas como culpadas pelo aquecimento global. 

O papa Francisco em encontro com Obama na Casa Branca (Gabriel Bouys/AFP)

2. Um estudante de Biologia, Josemar Gomes de Oliveira Silva, do Instituto Federal de Brasília criou uma fórmula para conservação de alimentos. Ele mostrou vídeos onde frutas puderam ser conservadas por pelo menos 10 dias usando um composto à base de fécula de mandioca e óleo de cravo-da-índia. Com isto, ele foi convidado a estagiar na USP. A pesquisa feita por Josemar é um avanço considerável em um país onde alimentos se perdem por dificuldades na conservação, e mostra que ainda há esperança no futuro do Brasil, apesar de tudo. Mais detalhes, leia AQUI

As notícias de maior impacto hoje contrastam fortemente com as expostas acima, mas não vou comentar nesta postagem. Uma delas causou sustos, mas terminou com uma (falsa) sensação de alívio (clique AQUI). Outro é para lamentar a miséria da natureza humana (clique AQUI). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário