terça-feira, 19 de dezembro de 2017

Site para ajudar os eleitores

Existe um site chamado Ranking dos Políticos onde vários aspectos foram avaliados, como projetos, votações, presenças nas sessões, faltas, eventuais privilégios e possíveis inquéritos policiais. 

Os autores da ideia usaram critérios bastante subjetivos, como o fato do deputado ou senador ter votado no impeachment (25 pontos para quem votou a favor). Posições liberais são pontuadas positivamente. Ideias autoritárias, populistas ou contrárias à Lava Jato são pontuadas negativamente. Por isso, deputados liberais, ditos de "centro-direita", são os mais bem pontuados, enquanto deputados da chamada "esquerda" são os piores, principalmente os do PT. 

Com estes critérios, há um desafio ao senso comum de muitos, que veem em parlamentares do chamado "Centrão" (PP, PR, PSD, PRB e PSC) e do próprio PMDB - futuramente, MDB, de acordo com a decisão dos líderes do partido (isso vou comentar em outro post) - como baluartes do atraso. Muitos deles foram bem avaliados. Um deles, Miguel Lombardi, do PR paulista, foi considerado o melhor (518 pontos). 

Também é necessário saber quais dos parlamentares abordados irão tentar a reeleição. Neste caso, esta ferramenta pode se tornar útil, apesar da subjetividade. Evidentemente, não é possível avaliar candidatos que não estão no atual Congresso Nacional. 

Para acessar, clique AQUI

Nenhum comentário:

Postar um comentário