quarta-feira, 11 de março de 2020

Duas sinas

Enquanto no Brasil o Covid-19 começa a atacar com tudo, elevando enormemente o número de casos conformados, de 34 para 69 apenas de ontem para hoje, na Europa, um continente ainda mais assolado pela doença, a Champions League, com ou sem ela, continuava. 

Em Paris, o PSG enfrenta a sina de nunca ganhar a "orelhuda" em sua história, nem mesmo quando passou a ser abastecido com os petrodólares qatarianos. Pelo menos uma etapa foi superada, a duras penas, sem a presença da torcida no Parc des Princes, com Mbappé doente (mas não com o Covid-19) e precisando reverter uma derrota para o Borussia Dortmund, o time do jovem Haaland. 

Neymar abriu o placar após cobrança de escanteio, e Bernat ampliou. Haaland, uma das grandes promessas do futebol, não brilhou, e o zagueiro Can foi expulso por falta violenta no camisa 10 do time francês e da Seleção Brasileira. 

Neymar comemora com Marquinhos o gol que abriu o placar e permitiu a classificação do PSG (UEFA/AFP)

Em Anfield, havia um jogo ainda melhor para assistir: o time da casa e atual campeão da Champions, Liverpool, contra os guerreiros colchoneros, comandados por Diego Simeone, vindos de uma vitória em Madrid por 1 a 0. Wijnaldum abriu o placar para os anfitriões, que foram ao ataque e deram trabalho para Oblak, um dos melhores goleiros do mundo. O jogo acabou indo para a prorrogação. 

Nesta etapa, outra sina apareceu: mais um goleiro ruim do Liverpool. Sem o brasileiro Alisson, contundido, Jürgen Klopp precisou usar Adrián, espanhol contratado no ano passado. Os reds tinham uma péssima recordação do antigo goleiro, Karius, cujas falhas foram cruciais para o Real Madrid faturar a temporada de 2017-2018. Adrián não fez jus a Alisson, um dos protagonistas da temporada vitoriosa de 2018-2019, mas sim ao difamado alemão "frangueiro". Um verdadeiro contraste com o goleiro esloveno do Atlético de Madrid. Os gols tomados foram relativamente defensáveis, principalmente os de Marcos Llorente, por sinal compatriota do "vilão do jogo". Morata virou o placar e acabou com o sonho do bicampeonato. Melhor para o Atlético, que nunca ganhou uma Champion League antes.

 Adrián passou a ser comparado a Karius, sinônimo de "frangueiro" na Europa (do canal The Football Terrace)

Na próxima semana, haverá os quatro jogos restantes, caso não haja interferências do coronavírus, esse microscópico e temido inimigo da humanidade.


N. do A.: Novamente, a economia brasileira sofreu um "apagão", e a Bovespa acionou novamente o circuit breaker, quando ocorrem baixas maiores que 10%; esta sucessão de altos e baixos só reforça o que foi exposto na postagem anterior, sobre o comportamento das bolsas no mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário