quinta-feira, 17 de março de 2022

Medidas arriscadas mas populares

O governo paulista desobrigou o uso de máscaras em lugares fechados, exceto no transporte público, hospitais, serviços de saúde e aeroportos. 

Enquanto isso, Brasília liberou para abril o saque de até R$ 1.000,00 no FGTS por meio das agências da Caixa e antecipou o pagamento do décimo terceiro salário para os aposentados, 

O governo Bolsonaro mandou adiantar a liberação dos saques emergenciais no FGTS (Reprodução)

São duas medidas cuja natureza é diferente, mas com finalidade semelhante: alavancar a popularidade em ano eleitoral. Desobrigar o uso de máscaras e liberar dinheiro para o povo agradará muita gente. Há o risco maior de se contrair a COVID-19, pois embora as máscaras não sejam uma panaceia, têm eficácia comprovada para frear a disseminação do vírus. Por outro, a liberação de mais dinheiro aquecerá o consumo, mas a oferta de produtos e serviços ainda está prejudicada pelos efeitos da pandemia e da guerra na Ucrânia. 

No entanto, há motivos para se fazer decisões como essas, como a diminuição nas mortes pela pandemia e o sufoco de famílias oprimidas pela queda no poder aquisitivo e pelas dívidas. 


N. do A.: Na próxima postagem, nada de falar sobre economia ou política. Este blog dará início à série sobre quadrinhos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário