quarta-feira, 2 de outubro de 2024

Os Sanpaku

Existem classificações inusitadas sobre características pessoais, e boa parte delas não têm respaldo científico. A própria medição de tipos de personalidade, seja ela com base na psicologia jungiana, no eneagrama ou dos cinco tipos (SLOAN) não é tratada como ciência, embora seja  empregada como auxílio aos recrutadores para avaliação de candidatos a emprego. 

Uma classificação de personalidade vigente há algum tempo teve origem no Japão no século XIX, quando ele tardiamente abandonou o sistema feudal baseado nos daimyo, os senhores auxiliados pelos guerreiros samurais, e entrou em contato com o Ocidente. Os japoneses usaram o sistema yin-yang para a classificação dos tipos de olhos: a íris escura era o yin e a esclerótica branca, o yang. Quando a íris se posiciona fora do centro do olho, deixando duas regiões laterais brancas, há uma região adicional embaixo ou em cima da íris. As pessoas com essa conformidade ocular são chamadas de sanpaku (do japonês antigo, "três brancos"). 

Segundo a crença, quem é sanpaku está sujeito a sofrer muitos acidentes ou problemas de saúde, por ter desequilíbrio em seu chacra energético. Mà alimentação, abuso de certas substâncias como o açúcar ou o álcool e estilo de vida podem levar à formação do olho "três brancos", que se torna mais um indicativo de sua condição física ou mental. Fala-se até em uma correlação entre o sanpaku e a má sorte, ou aos destinos violentos, como acidentes fatais e assassinatos. 

Esse conceito foi trazido ao Ocidente no século XX, por George Ohsawa (1893-1966), um nipodescendente norte-americano e formulador de um estilo de vida regrado pela macrobiótica, formulando dietas para manter a boa saúde física e mental. Ele foi procurado por algumas celebridades, como o presidente John Kennedy. Devido aos seus olhos sanpaku, JFK foi aconselhado a se alimentar segundo seus preceitos, porém mesmo assim ele foi assassinado em 1963. Marilyn Monroe tinha também belos olhos com uma região branca visível sob a íris. 



Os sanpaku yin, como Monroe e JFK, precisavam de mais energia vinda de produtos yang, como raízes, para equilibrarem sua energia e melhorarem a saúde. Eles também são muito propensos a acidentes e se sobrecarregam com a rotina. Mais raros, os sanpaku yang tendem a absorver energia dos outros, e adotarem comportamentos perigosos ou excessivamente agressivos. A conformação do olho os torna mais intimidantes que os "normais" ou os yin. Eles precisam de mais alimentos yin, como folhas, para dosar sua energia na vida cotidiana. Hillary Clinton é apontada como sendo uma sanpaku yang

Estas e outras teorias podem render muita conversa de bar, mas definitivamente não são indicativos confiáveis sobre a saúde ou a personalidade das pessoas, famosas ou não. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário