quinta-feira, 17 de outubro de 2024

Tempestades solares

Estamos em período de intensas tempestades solares, onde já houveram fenômenos estranhos, como auroras boreais em locais onde eles normalmente não ocorrem. As auroras são produto da ionização da atmosfera, provocada pela energia emitida pelo Sol. 

Em alguns casos, os satélites foram afetados, prejudicando as comunicações. Estas anomalias ocorrem quando a emissão das ondas eletromagnéticas pelo astro-rei é muito forte, numa escala G5, a mais alta. Nesta escala, os paineis fotovoltaicos dos satélites são danificados, assim como aqueles usados nas fazendas solares da Terra, prejudicando o fornecimento de eletricidade. Para amanhã, é prevista uma tempestade em nível G4. 

O excesso de emissão de energia eletromagnética pelo Sol afeta o campo magnético terrestre (Divulgação)

Assim como existe um alarmismo climático provocado por defensores da tese do "aquecimento global", mais militantes do que estudiosos do assunto, existe o alarmismo provocado por quem espera uma tempestade capaz de prejudicar a Internet e os outros tipos de comunicação, podendo afetar os sistemas de controle das usinas geradoras de outras fontes de energia, não só as fotovoltaicas, a inteligência artificial e os bancos. Ou seja, sem Internet nem dinheiro, e nas escuras. Há uma teoria escatológica sobre os "três dias de escuridão", capazes de provocar calamidades, surtos psicóticos e muitos prejuízos. 

Não se trata de desqualificar quem teme por catástrofes climáticas ou provocadas pelo Sol, mas as probabilidades não são tão altas quanto os "arautos do apocalipse" dizem. Mas isso pode vir a acontecer, e teremos que estar preparados para isso. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário