segunda-feira, 18 de agosto de 2025

Sony voltará ao Brasil (?)

Em meio à volatilidade crescente da economia brasileira, muitas empresas não se arriscam a ir muito longe, mas a Sony, ausente há algum tempo do nosso mercado, está para voltar.

Desde o ano passado, há atividades em Manaus para o retorno, onde ela tinha presença marcante no final do século XX. Todavia, com a instabilidade vigente, fica difícil imaginar a volta das TVs Bravia e dos celulares Xperia no curto prazo. Aliás, quando estes produtos deixaram de ser vendidos aqui, ninguém sentiu muita saudade, por serem considerados caros pelo que ofereciam. Os brasileiros, pelo menos os de maior poder aquisitivo, só se importavam com o Playstation 5, este nunca montado aqui. 

Com a pressão do governo americano sobre o Brasil e a intensa concorrência, a Sony vai penar para fazer sua fábrica em Manaus voltar à pujança (Reprodução)

O ambiente se tornou ainda mais hostil para a empresa japonesa, ainda mais porque ela não tem mais o antigo poder. Marcas chinesas estão quase para dominar o mercado de eletrônicos. O volume de vendas no Brasil é um indicativo da popularidade dos Made in China, muito longe do tempo dos "xing-lings". Aliás, até a estátua do Borba Gato e o Cristo Redentor sabem que boa parte dos eletrônicos vendidos por empresas americanas, europeias e japonesas é montada na terra da muralha. 

Se a Sony quiser ter sucesso, vai precisar oferecer algo a mais do que produtos bonitos. E isso não vale só no Brasil. No resto do mundo, o Xperia 1 VII, seu único lançamento relevante, foi um fracasso, apesar de anunciado com toda a pompa nos mercados mais consolidados, em maio. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário