quinta-feira, 21 de maio de 2015

Da série 'Mentiras que contam na Internet', parte 4 - Eles não disseram isso

A Internet está cheia de informações incorretas, tidas como verdadeiras por muita gente. Existem supostas citações de gente famosa na História que não foram ditas, ou cuja autoria é de outra pessoa. 


1. "Que comam brioches!"

Maria Antonieta, a rainha da França guilhotinada em 1793, não disse essa frase quando disseram que o povo não tinha sequer pão para comer. Provavelmente é de origem mais recente, para satirizar a monarquia francesa. 


2. “Qualquer tolo inteligente pode fazer coisas parecem grandes, complexas e exorbitantes. Andar no caminho oposto exige um toque de sabedoria e coragem”.

Esta frase foi atribuida a Albert Einstein, o físico alemão que formulou a Teoria Geral da Relatividade e o efeito fotoelétrico. Quem disse foi o americano E. F. Schumacher em sua dissertação "Small is beautiful", em 1973, muito tempo após a morte do maior cientista do século XX. 


3. "Posso não concordar com o que você diz, mas defenderei até a morte o seu direito de dizê-lo"

São belas palavras, sem dúvida, ditas por alguém que respeita a liberdade de opinião, mas esta frase não é de autoria de Voltaire. Foi escrita, de forma diferente, por uma biógrafa do filósofo francês, Evelyn Beatrice Hall (1868-1956), no início do século XX. Ela teria escrito: "I disapprove of what you say, but I will defend to the death your right to say it". 


4. "O valor das coisas não está no tempo que elas duram, mas na intensidade com que acontecem. Por isso existem momentos inesquecíveis, coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis."

Segundo o blog "O fim" (ler mais AQUI) Fernando Pessoa não teria dito essa frase, escrita por Maria Júlia Paes de Oliveira, no livro "Qual o tempo do cuidado". Às vezes, esta citação é atribuída a Fernando Sabino e mesmo a Baudelaire.


5. "You Can Get Much Further with a Kind Word and a Gun than with a Kind Word Alone"

Esta frase quer dizer, em tradução livre, "Você pode ir muito mais longe com uma palavra doce e uma arma do que com uma palavra doce sozinha". Sua autoria não é do criminoso ítalo-americano Al Capone, como muitos pensam. É de autoria desconhecida. 


6. "If you're not a liberal when you're 25, you have no heart. If you're not a conservative by the time you're 35, you have no brain."

Há uma variante, em francês, de Clémenceau. que troca a palavra liberal por socialista e as idades (ser socialista aos 20 e conservador aos 40). Winston Churchill não teria plagiado o seu colega do outro lado do canal da Mancha. 


7. "Nós somos feitos da poeira das estrelas"

Esta poética citação vem do início do século XX, portanto, não é de autoria de Carl Sagan, o famoso astrofísico americano, que viveu em época bem posterior: ele nasceu em 1934 e morreu em 1998. 


8. "Os bons artistas copiam. Os grandes artistas roubam"

Exemplo de frase cínica, não foi dita por Steve Jobs, acusado de plagiar muitas criações tecnológicas, e muito menos por Pablo Picasso, cuja obra está muito longe de ser uma imitação de outra pessoa. 


9. "As classes e as raças fracas demais para conduzir as novas condições de vida devem deixar de existir. Elas devem perecer no holocausto revolucionário"

Pode parecer algo proferido por um celerado seguidor de Hitler, mas não é. Também está longe de ser autoria de Karl Marx, como querem alguns. O pensador e economista alemão pode ter se equivocado em muitas de suas ideias (baseadas nas quais muitas tiranias surgiram, fizeram milhões de vítimas e prisioneiros políticos, e mesmo ainda são admiradas por muitos), mas ele nunca falou em "holocausto". 


10. "O Brasil não é um país sério!"

Lugar-comum usado por críticos da falta de ética e de respeito às leis e ao trabalho organizado, e também por aqueles afetados pelo "vira-latismo", não foi falado por Charles De Gaulle, em visita ao Brasil, mas sim pelo embaixador brasileiro em Paris, Carlos Alves de Souza Filho, durante a contenda entre os dois países pela pesca da lagosta em águas de Pernambuco, em 1962. Este episódio ficou conhecido como "A Guerra da Lagosta". 


Ah, sim. Friedrich Nietzsche disse: "Deus está morto", mas isso é parte de uma ideia bem mais complexa. Um grande filósofo como ele não se prestaria a elaborar slogans anti-clericais. Segundo ele, Deus estaria morto entre os mais ricos e instruídos, menos sujeitos aos ditames da religião. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário