Existem algumas empresas que ainda existem mas pouca gente se lembra disso. Faziam muitas propagandas no passado, mas vou destacar aquelas que atuavam naquela década tão estranha. Falarei um pouco sobre oito marcas famosas da época, quatro da área têxtil e quatro serviços de dedetização/desentupimento.
1. Jotapetes. Esta loja de tapetes na Zona Sul paulistana fazia muitas propagandas na década de 1980, mas está praticamente sumida ultimamente. Ainda existe, vendendo "tapetes, carpetes e cortinas", principalmente os produtos de uma outra empresa muito badalada naquela época, a...
2. Tabacow. Continua sendo uma das maiores produtoras de tapetes do Brasil, mas o produto já teve maior aceitação no mercado. Sofreu bastante com a vinda dos importados, a partir da década de 1990, principalmente produtos que não vieram do Irã ou da Turquia, países famosos pela qualidade de seus tapetes, mas de outros lugares menos badalados e com qualidade inferior.
3. Eucatex. A empresa de Paulo Maluf fazia muita propaganda de seus forros, mas, como boa parte do espólio do político, sofreu com a Justiça. Existia uma propaganda de 1987 onde um funcionário de um museu sofria para fazerem os visitantes prestarem atenção em um quadro, e não no forro. Em outro, mais antigo (1984), o folclórico pugilista Maguila, uma das celebridades mais típicas dos anos 80, anunciava a qualidade da porta feita pela empresa.
Maguila tenta esmurrar a porta da Eucatex
4. Tecelagem Vânia. Existia também em Moema, mas agora suas atividades estão concentradas na Vila Prudente, em uma loja próxima ao metrô. Era conhecida no começo da década de 1980 por causa de seu logotipo: uma fadinha.
5. Higitec. Deixando de lado os têxteis, especialidade das quatro marcas acima, temos a Higitec, presente nos comerciais da época por causa da toupeirinha que falava rápido, mostrando sua agilidade para desentupir tubulações. Também ficou conhecido pelo telefone: 290-9000. Também oferecia, e ainda oferece, serviços de dedetização.
6. Insetisan. Também conhecida pelo telefone 269-6969, também é uma empresa de dedetização. Ainda é conhecida no Rio de Janeiro, mas não tem a mesma repercussão da época. Até 1985 tinha outro telefone, mas o comercial era o mesmo: um monte de insetos doidos sendo exterminados por uma pantera, o animal símbolo da dedetizadora.
7. D.D.Drin. Outra dedetizadora famosa na época foi a D.D.Drin, principalmente por causa da animação de Ely Barbosa mostrando insetos e outras pestes fazendo uma "festa" dentro de uma casa, com direito a uma bateria tocada por uma aranha amalucada (atualmente, as aranhas não são tão vistas como pragas). Esse comercial era de 1976, mas foi passado por muitos anos. Até hoje muitos se lembram da musiquinha.
O clássico comercial das décadas de 1970 e 1980 da D.D.Drin
8. Roto-Rooter. Até a década de 1980 havia um comercial em estilo bem antigo, com um slogan também clássico: "Não se preocupe, não demora! Chame Roto-Rooter! (...) Roto-Rooter este é o nome, e a sujeira descerá pelo cano.". É uma multinacional americana ainda atuante, mas que já teve seus dias de glória no passado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário