sexta-feira, 2 de março de 2018

A "Vergonha" de fevereiro

Já foram avaliados os candidatos de fevereiro à "Vergonha Nacional". Pelos critérios, condenados pela Justiça não serão selados, pois já receberam a punição - e se recorrem em liberdade ou fogem, isso é problema da Justiça, e os facilitadores por eventual fuga é que podem vir a receber o selo da "Vergonha". 

Dessa forma, o ex-deputado do Paraná Fernando Ribas Carli Filho, condenado por dirigir embriagado e causar um acidente que matou dois jovens, entre eles o filho de uma colega deputada, Christiane Yared, não é selável. O crime aconteceu a 7 de maio de 2009.

Também não recebe o selo o mentor daquele crime abominável, no qual quatro meninas foram estupradas em Castelo do Piauí, no dia 27 de maio de 2015. Uma delas foi trucidada. Adão José Soares da Silva já recebeu a pena de 100 anos de cadeia, dispensando um rótulo adicional.


Este homem foi a vergonha nacional em maio de 2015, e agora ele foi condenado (Fernando Brito/G1)

Outro caso emblemático foi a tragédia de Barcarena, no Pará, acontecida no dia 17. A empresa Hydro Alunorte despejou clandestinamente toneladas de resíduos provenientes do beneficiamento da bauxita, matéria prima do aluminio. Houve morticínio de peixes. Como a empresa é norueguesa, não recebe o selo, pois pela regra estrangeiros não são "puníveis". 

Mas quem, cargas d'água, seria o escolhido?

O governo atual do Pará, por negligência na fiscalização da Hydro? Simão Jatene (PSDB), além disso, foi alvo de um processo de cassação por envolvimento em corrupção.

Ou Roberto Veloso, o presidente da Ajufe, a associação dos juízes federais que anunciou uma greve contra o fim do auxílio moradia e outros privilégios?

Esses dois casos são dignos do "prêmio", mas apenas um dele receber. E esse alguém é o presidente da Ajufe, pela nobre defesa de um direito que os juízes julgam ter, mesmo à custa do NOSSO DINHEIRO.

Parabéns, Meritíssimo!

N. do A.: O mundo ficou estarrecido pelo discurso do presidente russo Vladimir Putin, que teria o controle de supostas superarmas indetectáveis aos radares norte-americanos. Se existesse o selo de "Vergonha Mundial ad aerternum", o líder da Rússia seria candidato a recebê-lo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário