Este blog está cansado de tanta má notícia e, lendo o portal do Só Notícia Boa, descobriu uma tecnologia especial para deficientes visuais poderem ler.
Na biblioteca Unibes Cultural, localizada na rua Oscar Freire e próxima ao Metrô Sumaré, está disponível um óculos especial, o OrCam MyEye, desenvolvido pelo inventor israelense Ziv Aviram com o apoio do professor da Universidade de Jerusalém Amnon Shashua. Com ele, o acervo do local, mais precisamente o espaço Bibliotech, pode ser "lidos" para o usuário, que ouve as palavras com a ajuda de um fone de ouvido acoplado aos óculos. Existem auxiliares para ensinar a usar o aparelho, que obviamente só deve ser usado no local, mas é gratuito para os usuários com problemas de visão.
Esta tecnologia foi desenvolvida em 2010, a partir da tecnologia empregada no Mobileye, o carro autônomo também criado pela dupla, em 1999.
É uma iniciativa merecedora de todo o apoio dos cidadãos paulistanos. Espera-se que este seja o início da popularização desta tecnologia para facilitar a vida dos deficientes visuais, em São Paulo e, futuramente, outras grandes cidades do Brasil.
Para ler mais, clique AQUI.
Nenhum comentário:
Postar um comentário