sexta-feira, 22 de março de 2019

Da série 'Personalidades brasileiras', parte 07 - ISTJ

Os tipos ISTJ (introvertido, sensorial, pensador, judicioso) são dos mais comuns no mundo, sendo, na sua maioria, do sexo masculino, embora as mulheres com essa personalidade sejam também fáceis de encontrar. 

Destacam-se pela discrição, bom senso e ampla defesa dos valores tradicionais, dos costumes consagrados e das leis. Governados pela "sensação introvertida", são amantes da segurança e do aprendizado mediante a experiência prática. Usam bem o "pensamento extrovertido", sua função cognitiva auxiliar, para se desenvolverem intelectualmente, sendo amantes dos fatos e de uma análise objetiva e racional, além de valorizarem o esforço por meio do trabalho. Por isso, são bastante encontrados no meio corporativo, ao lado dos ESTJ, sendo frequentemente comparados a eles, com a diferença de, em geral, serem bem mais reservados. ISTJ podem ser muito estudiosos, sendo bastante comuns no meio acadêmico, embora tenham mais dificuldade para lidar com conceitos abstratos, com os quais os "intuitivos", maioria neste ambiente, se dão melhor. 

Alguns ISTJ famosos podem ser: 

- Ministros do STF como Antônio Dias Toffoli, Celso de Mello, Carmen Lúcia, Edson Fachin; 

- Raquel Dodge;

- Joseph Safra; 

- Eduardo Saverin; 

- Muricy Ramalho; 

- Francisco Cuoco; 

- José Sarney. 

Já foram citados em postagens anteriores Duque de Caxias e Geraldo Alckmin. Entre os falecidos, temos o empresário Antônio Ermírio de Moraes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário