quinta-feira, 7 de março de 2019

Da série 'Personalidades brasileiras', parte 03 - ISTP

Os artesãos são geralmente vistos como gente extrovertida e amante dos prazeres (como o Carnaval) e dos esportes, mas dois tipos desse grupo são introvertidos: o ISTP e o ISFP. 

Eles possuem a "sensação extrovertida" como função cognitiva auxiliar, ou seja, utilizam-na para as interações sociais e para terem novas experiências e sensações, enquanto os extrovertidos do grupo possuem essa função como principal. No caso específico do tipo ISTP (introvertido, sensorial, pensador, perceptivo), a função principal é o "pensamento introvertido", ligado à lógica e à resolução de problemas. Isso os torna basicamente reservados e pouco emocionais, mas não necessariamente arredios. Muitos se destacam pelas habilidades com ferramentas para atividades profissionais como mecânica, engenharia e tecnologia, embora não sejam muito apreciadores de teorias, e sim de atividades práticas. Outros se destacam em esportes que exigem perícia e frieza, como automobilismo, corridas e artes marciais. 

Os ISTP possuem uma predominância fortemente masculina: estima-se que haja três homens para cada mulher com esta personalidade. As poucas mulheres ISTP são tidas como de temperamento forte. 

Alguns representantes desse tipo: 

- Nelson Piquet (neste ponto, ele é semelhante ao seu rival, Ayrton Senna); 

- José Mayer; 

- Zeca Pagodinho;

- Maguila;

- Max Cavalera (ex-líder do Sepultura);

- Renato Aragão;

- alguns futebolistas principalmente nas posições de zagueiro e volante, como Pepe, Casemiro, Paulinho, Hernanes.

Ayrton Senna e Ziraldo já foram citados anteriormente. Entre os já falecidos, o comediante Costinha pode ser um representante desse tipo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário