sexta-feira, 15 de março de 2019

Da série 'Personalidades brasileiras', parte 05 - ESFJ

Iniciando a análise de personalidades brasileiras do tipo "guardião", ou seja, aqueles dotados de forte "sensação introvertida", realistas, ponderados, amantes da justiça e dos valores tradicionais. 

Os ESFJ (extrovertidos, sensoriais, emotivos, judiciosos) combinam essas características com um "sentimento extrovertido" dominante, o que os tornam altamente sociáveis e gregários. Pessoas com forte "sentimento extrovertido" são organizadas, capazes de tomar decisões (com base em valores subjetivos), demonstram emoções facilmente, odeiam conflitos e injustiças. São identificadas por xxFJ pelas classificações baseadas no pensamento do psicólogo Carl Jung, e a maioria é do sexo feminino.

Particularmente, quem possui este perfil psicológico aprecia muito a companhia dos outros, mais do que todos os outros tipos. Ao mesmo tempo, gosta de socializar e de assumir responsabilidades. Como muitos extrovertidos, não aprecia a solidão. Valoriza muito a família, encaixando-se facilmente no perfil de "paizão" ou "mãezona". Prefere ambientes estruturados e estáveis, e uma pessoa com esta característica necessita ter segurança e informação para aceitar novidades.

Brasileiros com esse tipo de personalidade são, possivelmente: 

- Malu Mader; 

- Vanderlei Cordeiro de Lima; 

- Rubens Barrichello; 

- Glória Kalil; 

- Fátima Bernardes; 

- Bruna Marquezine;

- Angélica.


Já foram descritos como ESFJ Roberto Marinho e Pelé. A já falecida embaixatriz Lúcia Flecha de Lima também se encaixava nesta personalidade. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário