quarta-feira, 27 de março de 2019

Da série 'Personalidades brasileiras', parte 08 - ISFJ

Terminando a abordagem dos tipos "guardiões" de personalidade, segundo a psicologia jungiana, existe o tipo ISFJ (introvertido, sensorial, emotivo, judicioso). 

É considerado o tipo mais comum, pelo menos nos Estados Unidos, onde responde por cerca de 14% da população local. Por aqui, também é muito comum. Este tipo de personalidade é majoritariamente feminino. 

Entre as características dos ISFJ, estão, além do gosto pela segurança e pelas tradições, característicos dos tipos guardiães, uma disposição para trabalhar e servir, além de terem boa memória e serem devotados à família. Usam bastante o "sentimento extrovertido", sendo portanto gregários e altruístas, embora reservados, e se preocupam constantemente com os entes queridos. Por ter "sensação introvertida" dominante, valorizam o aprendizado pela experiência, são realistas e não gostam de improvisar. 

Algumas celebridades brasileiras com esta personalidade podem ser: 

- Gabriela Duarte (sua mãe, Regina Duarte, também é ISFJ, e foi citada anteriormente); 

- Damares Alves; 

- Roberto Carlos (o cantor); 

- Tony Ramos; 

- Cid Moreira; 

- Pastor Marco Feliciano; 

- Palmirinha. 

Irmã Dulce foi citada em uma postagem anterior. Betinho, o irmão do Henfil e famoso pelo seu combate à fome, também era ISFJ, segundo o livro "Temperamento e Carreira". Henfil, por sua vez, tinha uma personalidade bem diferente. 

Na próxima postagem, começarei a abordar o temperamento "idealista", caracterizado pelo uso da intuição (N, de iNtuition) e do sentimento (F, de Feeling), ou seja, são identificados como xNFx. Tendem a ser criativos, embora sem o mesmo senso de realismo dos "guardiães" e dos "artesãos", e ter um forte senso de ética, muitas vezes lutando por causas humanitárias. Militantes sociais são predominantemente do tipo "idealista". O primeiro tipo com essa característica a ser descrito é o ENFJ. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário