terça-feira, 19 de novembro de 2019

Pergunta intrigante

A nossa Bandeira Nacional, um dos símbolos pátrios do Brasil

Por que o Dia da Bandeira, sendo uma data cívica, não é um feriado nacional?

Muitos atribuem isso ao fato de estar próximo da data da proclamação da República. De fato, a elaboração da atual bandeira, com o lema "Ordem e Progresso", foi feita apenas quatro dias depois do ato que derrubou a monarquia no Brasil. O gesto de Deodoro, desde 1890, é comemorado como feriado, e isso foi reforçado pelo decreto assinado por Fernando Henrique Cardoso em 2002. Não haveria sentido em tornar o Dia da Bandeira como um feriado, pois isso poderia resultar num período ocioso com consequências ruins para o comércio. 

Outros fazem esta mesma pergunta, considerando que, em muitos países, o dia da bandeira, um símbolo pátrio, é comemorado por meio de feriado, como ocorre nos Estados Unidos, no dia 14 de junho. Esta data fica distante dos outros feriados, como o 4 de julho, dia da Independência naquele país. 

Muitos, por outro lado, observam a vizinhança com um feriado municipal, o Dia da Consciência Negra, para lembrar da morte de Zumbi, soberano do quilombo dos Palmares, e visto como um símbolo de liberdade e dignidade para muitos militantes da causa afrodescendente. Mas este feriado só foi oficializado em 2011, e não vale para todas as cidades. Isto não responde à pergunta feita acima. 


N. do A.: O presidente Bolsonaro não fez muita questão de enfatizar o valor da nossa bandeira neste dia. Muitos membros do governo e seguidores não fizeram nenhuma objeção e nunca farão, por serem simpatizantes da antiga monarquia. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário