segunda-feira, 24 de junho de 2013

Definidas as semifinais

Terminaram os jogos da primeira fase da Copa das Confederações. Agora a disputa começa para valer: só as melhores seleções do torneio - Espanha, Itália, Uruguai e Brasil - ficaram. Por coincidência, são todos campeões em Copa do Mundo. Na história do torneio, sempre pelo menos uma seleção com currículo menos vistoso acaba passando para as semifinais: 

- 1997 (Arábia Saudita): Brasil (campeão), Austrália (vice), República Tcheca (terceiro lugar), Uruguai. 
- 1999 (México):  México (campeão), Brasil (vice), EUA (terceiro lugar), Arábia Saudita. 
- 2001 (Coréia do Sul/Japão):  França (campeão), Japão (vice), Austrália (terceiro lugar), Brasil. 
- 2003 (França):  França (campeão), Camarões (vice), Turquia (terceiro lugar), Colômbia. 
- 2005 (Alemanha):  Brasil (campeão), Argentina (vice), Alemanha (terceiro lugar), México. 
(a partir daí a Copa das Confederações só aconteceria nos anos anteriores à Copa)
- 2009 (África do Sul):  Brasil (campeão), EUA (vice), Espanha (terceiro lugar), África do Sul. 

A Espanha ganhou sua vaga com autoridade, batendo os nigerianos com uma goleada de 3 a 0. Com isso, beneficiou o Uruguai, que também fez sua parte: 8 a 0 nos taitianos, que saíram do torneio como a equipe mais querida do campeonato - mais até que o Brasil, apesar de ser uma das equipes mais precárias do mundo. Seu amadorismo era evidente, diante de adversários tarimbados. mas os taitianos até que se esforçaram para não apanhar mais. 

No outro grupo, Itália e Brasil, já previamente classificados, só disputaram quem iria ficar com o primeiro lugar do grupo. Os italianos sentiram falta de Pirlo e, mesmo com Balotelli, não escaparam da derrota, com direito até a uma discreta ajuda do árbitro, ao validar um gol impedido do zagueiro Dante. O juiz uzbeque não prejudicou só a Itália: o segundo gol italiano foi também irregular, após um pênalti de Luiz Gustavo sobre Balotelli, que anularia qualquer outra tentativa de finalização - inclusive um possível gol. Por causa disso, houve reclamação. Fred desencantou ao fazer dois gols na partida. Neymar também fez o seu. Saldo da partida: 4 a 2. 

As partidas só vão ocorrer na quarta. Enquanto isso, as manifestações populares irão concentrar a atenção da mídia. Algumas medidas aparentemente populistas mas ao mesmo tempo favoráveis ao bolso foram tomadas agora para acalmar a ira do povo, como o fim do imposto de importação sobre o feijão - por mais absurdo que pareça, o Brasil tem que IMPORTAR feijão para atender a demanda - e a anulação do reajuste sobre os pedágios nas estradas paulistas. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário