As investigações da Operação Lava Jato têm a intenção de colocar um pouco de ordem na barafunda institucional que se tornou o Brasil, mas despertaram fortes reações do governo e do PMDB, que resultaram no agravamento das incertezas.
Não se sabe o que vai acontecer ao certo. Nem mesmo os analistas de mercado, notáveis pela argúcia, são capazes de prever. Tanto que, mesmo com o péssimo clima para investimentos, o dólar caiu de novo e foi para menos de R$ 3,80, menor valor deste ano. A Bovespa sentiu a forte valorização das ações da Petrobras e da Vale, cujos valores estavam irrisórios antes dos aumentos, e decolou: 5% de alta, fechando em 47.329 pontos. Parecem otimistas com os rumos da política brasileira, que apontam para um fim precoce do segundo governo Dilma, graças a um furo de reportagem da revista IstoÉ com supostas revelações de Delcídio do Amaral, recentemente preso a mando da Polícia Federal por envolvimento no Petrolão e em processo de expulsão do PT. Porém, o processo de impeachment ainda não começou e promete ser bastante longo. Até lá, ela é a presidente e as turbulências continuarão violentas enquanto ela e seu partido estiverem no poder.
Até o tempo parece refletir a maluquice reinante. Pelo menos em São Paulo, onde choveu forte o dia todo. Bom para os reservatórios, mas ruim para quem está no trânsito ou sofreu com as enchentes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário