terça-feira, 11 de junho de 2019

Moro no mesmo caminho de Savonarola?


Sérgio Moro deixou de ser visto como ex-juiz rigoroso por muitos que torciam por um Brasil menos corrupto (Divulgação)

Este blog já contou algo sobre Girolamo Savonarola, o frade com fama de moralista e rigoroso que mandou e desmandou em Florença até cair vítima de seus inimigos, entre eles o papa Alexandre VI, e ser destruído em 1498 (leia AQUI).

Estará acontecendo a mesma coisa com o ministro da Justiça Sérgio Moro? As conversas entre ele e alguns procuradores da Força Tarefa, com destaque para Deltan Dallagnol, foram hackeadas e depois acabaram publicadas, de forma editada, no site The Intercept, conhecido por sua postura dita "de esquerda" e por denunciar o escândalo do NSA, cujos dados foram vazados com a ajuda de Edward Snowden. 

O site tem como um dos donos o jornalista e jurista Glenn Greenwald, marido (latu sensu) do deputado federal David Miranda, ex-suplente de Jean Wyllys, ambos do PSOL.Greenwald, premiado com o Pulitzer pela sua abordagem sobre o NSA, é acusado de querer destruir a Lava Jato e a reputação de Sérgio Moro e seus procuradores, divulgando conversas secretas (e em desacordo com o Código de Processo Penal) entre o juiz e os procuradores às vésperas de nova manifestação contra Bolsonaro, com o intuito final de lançar dúvidas sobre a lisura e a legitimidade das eleições de 2018. Enfim, uma trama em favor do ex-presidente Lula. 

Independente desse procedimento ser considerado também ilegal, produzindo provas ilícitas, o episódio destrói a reputação do ministro da Justiça e lança ainda mais questionamentos sobre a sua isenção no julgamento de Lula e dos réus que estavam sob sua responsabilidade. 

Tudo isso precisa ser apurado pela Justiça, investigando tanto os denunciados quanto os denunciantes. E ela precisa fazer um trabalho muito bom e rigoroso, pois ela também está seriamente questionada. 

A imagem do Judiciário ficou prejudicada, tornando-a tão ruim quanto a dos outros dois poderes. 

Em última análise, a democracia e o futuro do Brasil estão ameaçados. 

Quanto a Moro, ele corre o risco de ser destruído como o frade Savonarola, ao menos em sentido figurado, em favor de alguém visto como uma espécie de papa Alexandre VI: Lula, também influente e poderoso, mas considerado imoral e corrupto pelos seus inimigos. Espera-se que não seja no sentido literal, pois este blog já contou a respeito do que fizeram com o religioso italiano. As ambições de Moro para integrar o STF ou vir a ser presidente da República já estão nesse caminho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário