quarta-feira, 19 de junho de 2019

Ranking das melhores universidades latino-americanas

Recentemente, foi liberado o ranking da QS World University Rankings 2020, indicando quais foram as melhores universidades latino-americanas no ano de 2018. 

A má notícia: a USP perdeu a liderança. Em certas épocas, disputava a primazia com a Unicamp, mas agora quem ocupa o topo da lista é a Universidad Católica, do Chile. 

A boa notícia: mais universidades brasileiras estão no Top 50: além da USP e da Unicamp, também foram bem a UFRJ (9º), a UNESP (11º), a PUC-RJ (12º), a UFMG (15º), a UFRS (18º), a UFSC (21º), a UNIFESP (31º), a UFPR (33º), a UFSCar (34º), a PUC-SP (46º), a PUC-RS (49º) e a UFF (50º). 

O QS World leva em consideração a qualidade de ensino, a empregabilidade dos alunos e a produção científica dos pesquisadores, principalmente em termos de relevância (número de citações e publicações com Qualis A ou B). 


N. do A.: Muitos temem a piora em rankings futuros com a atual política do MEC, mas boa parte das universidades brasileiras mais conceituadas ou são estaduais ou instituições privadas. Além disso, nem todos os bolsistas de pós graduação são financiados por agências federais de fomento (a FAPESP, por exemplo, é estadual).

Nenhum comentário:

Postar um comentário