Na tarde desta quarta-feira, o BC diminuiu os juros básicos para 2%, algo nunca visto na História do Brasil.
Com isso, os investimentos em renda fixa e a poupança, que já não eram atrativos neste ano, podem provocar um aumento na fuga de capitais aplicados, que poderão ir para a renda variável, ou serem usados para comprar ações na Bovespa. Por falar nela, a subida foi expressiva: 1,57%, mantendo o índice acima dos 100 mil pontos.
Os efeitos sobre os juros que realmente impactam na vida dos cidadãos comuns também serão sentidos, mas os empréstimos consignados, cheque especial e cartão de crédito ainda renderão boas dores de cabeça aos devedores, pois a taxa de inadimplência e o spread bancário (diferença entre os juros dos serviços bancários e os dos investimentos) são muito mais determinantes.
Também é interessante ter juros básicos baixos para o próprio governo, que possui uma dívida pública altíssima: R$ 4,249 trilhões, segundo dados de 2019. Com a diminuição, o governo paga bilhões a menos em juros, e o NOSSO DINHEIRO pode ser gasto em outras finalidades (até para aquelas que interessam aos brasileiros, eleitores ou não deste governo).
Nenhum comentário:
Postar um comentário