sexta-feira, 21 de agosto de 2020

Suposta projeção para o homem do futuro

Algumas projeções sobre como a espécie humana irá evoluir no futuro mostram a influência de fatores como desenvolvimento intelectual, evolução tecnológica e dietas. 

Há alguns anos, o jornal britânico The Sun fez uma projeção, possivelmente satírica e provocadora, do ser humano no futuro. Um mostrengo careca, de aparência grotesca, ar pouco inteligente, com cérebro, boca e dentes reduzidos.

Quem acreditaria numa projeção assim para o homem do futuro? (The Sun)
 

O jornal, que não se pretende ser uma fonte científica confiável, justifica a aparência por causa das facilidades da tecnologia, dispensando às pessoas a responsabilidade de se esforçarem enquanto as máquinas fazem os serviços, e das dietas à base de alimentos ultraprocessados (farinhas, embutidos, produtos industrializados com muitos ingredientes artificiais), pouco exigentes em termos de mastigação e cuja digestão é muito fácil, embora pouco nutritiva. 

Isto poderia até ser plausível se formos adotar uma dieta semelhante à do brasileiro médio. Pesquisa do IBGE (POF 2017-2018) divulgada hoje informa que o brasileiro come menos arroz, feijão, carnes in natura e frutas, e continua comendo poucas hortaliças, embora tenha aumentado ligeiramente neste ponto. O consumo de fast food continua muito frequente, assim como outros alimentos ultraprocessados. Há diminuição no consumo de café e refrigerantes, mas eles se mantêm em patamares altos. Esta dieta é pobre em proteínas, vitaminas e fibras, muito gordurosa e rica em carboidratos. 

É mais ou menos como poderia ser a dieta do tal "homem do futuro". 


N. do A.: O perfil parece aquela caricatura de pessoa crédula, pertencente à manada de seguidores acríticos de qualquer pessoa com um pouco mais de massa cinzenta na cabeça. Presa fácil de espertalhões, facilmente manipulável. Acredita em tudo, principalmente em políticos em campanha eleitoral, ministros fabricantes de dossiês, juízes oniscientes, militantes pregadores de paraísos e infernos, youtubers influentes, teóricos de conspiração, governantes...

Nenhum comentário:

Postar um comentário