O Brasil passou seis meses submetido à tirania do inimigo vindo da China, o coronavírus, responsável por arruinar a economia e matar mais de 116 mil pessoas. Só agora, depois de fracassarmos no combate à pandemia, ela está dando mostras de queda.
Depois de seis longos meses, a epidemia está começando a diminuir, lentamente, seu poder no Brasil (Gráfico do site Projeto Colabora) |
Em agosto, está mais clara a tendência, embora a prudência nos recomende manter os procedimentos de segurança, como o uso de máscaras e o reforço na higiene.
O número de mortes ainda continua muito alto. Na última contagem, foram 1.276. Há também uma tendência de queda, embora em alguns Estados, como Rio de Janeiro, Bahia e Goiás, a taxa de novas mortes esteja, neste momento, em alta.
Temos ainda o número de recuperados, que já se aproxima dos 3 milhões, graças principalmente ao esforço dos médicos e dos enfermeiros. Infelizmente, ainda não há a devida valorização do trabalho deles, e nem a necessária colaboração para evitar o desgaste dos profissionais de saúde, muito expostos ao vírus pelo contato direto com os doentes e nem sempre com equipamentos adequados, como os respiradores da Poli, que passaram por testes rigorosos e trâmites burocráticos, para só agora serem liberados pela Anvisa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário