À medida que o tempo passa, a situação do jovem Hans Niemann, mais novo campeão do mundo no xadrez, torna-se mais complicada. O americano de 19 anos está se tornando o protagonista, ou o antagonista dependendo do ponto de vista, do maior escândalo na história do xadrez.
Ganharam força os rumores segundo os quais Niemann, cujo histórico é bastante comprometedor - ele foi acusado de trapacear em 112 partidas virtuais - teria usado uma prótese anal para receber sinais em código Morse para derrotar o pentacampeão, norueguês Magnus Carlsen. A acusação aparentemente risível está sendo levada a sério.
Magnus Carlsen (esq.) era pentacampeão mundial de xadrez ao ser derrotado pelo jovem Niemann (dir.) em uma partida contestada, no Sinquefield Cup (Crystal Fuller/Saint Louis Chess Club) |
Carlsen deixou o torneio Sinquefield Cup no dia 5 de setembro, após perder a partida para o jovem. Ele teria notado que o oponente estava manipulando suas peças negras sem esforço aparente e nem suficiente concentração. Depois, fez acusações pesadas, lembrando o passado de Niemann no site Chess.com, onde ele teria trapaceado, mas diz não ter condições de provar nada especificamente a respeito da partida. No entanto, ele comentou sobre rumores do uso do tal dispositivo usado em local inusitado para ninguém notar a tramoia.
Anteontem, o relatório do Chess.com confirmou ter suspendido a conta de Niemann, após evidências de má conduta. O próprio enxadrista confessou ter feito manobras irregulares aos 12 e aos 16 anos, mas não esclareceu como seus resultados continuaram a ser tão impressionantes, até a improvável vitória sobre um oponente com a honraria de "Grande Mestre".
A partida entre Carlsen e Niemann era convencional, ou seja, com um tabuleiro físico, e observadores in loco treinados para detectar o menor sinal de trapaça. Mas o uso da suposta prótese anal é algo inédito. Precisariam localizar o objeto e depois examiná-lo, o que seria uma vergonha em escala planetária para o jovem, que já virou alvo de piadas e teve a sua sexualidade questionada. Porém, isso aparentemente não está induzindo Niemann a confessar ou esclarecer o caso. Estaria ele a usar estratégias do jogo para derrotar seus detratores?
Nenhum comentário:
Postar um comentário