O registro captado por uma câmera de alta precisão da ESA (Andreas Mogensten/ESA) |
Andreas Mogensen, astronauta dinamarquês da Agência Espacial Europeia (ESA), conseguiu capturar no último dia 1º, uma imagem de um "red sprite", ou duende vermelho (em tradução livre), fenômeno eletromagnético aassociado às tempestades, na estratosfera (entre 40 e 80 km de altitude).
Esses fenômenos são difíceis de registrar, mesmo com uma possante câmera Davis utilizada no registro. Isso porque desaparecem em menos de um segundo, devido às interações entre as moléculas e íons e o campo magnético emitido por nuvens carregadas ou a própria energia emitida pelo Sol. Há evidências de atividade solar particularmente intensa, o que explica as altas temperaturas no planeta, apesar de defensores da tese do aquecimento global falarem em gases do efeito estufa.
Ao contrário dos raios, os "sprites" sobem até as camadas mais altas da atmosfera.
N. do A. 1: Há até quem considere essa figura como um "demônio", com base nos acontecimentos terríveis ou bizarros na Terra, como a guerra Israel-Hamas ou o conflito entre Venezuela e Guiana. Ou como supostas entidades expulsas de certos lugares. Um deles seria a CBF (ver a nota abaixo)...
N. do A. 2: A Justiça do Rio de Janeiro mandou anular a eleição de Ednardo Rodrigues como presidente da CBF. Ele era vice de Rogério Caboclo, representando a Bahia, e conseguiu se eleger em 2022 em processo considerado suspeito de fraude, o que não surpreenderia muita gente, devido às inúmeras acusações de irregularidades cometidas pela entidade futebolística. No lugar dele, colocaram um interventor, José Perdiz. Como a Justiça comum não poderia intervir em assuntos da CBF, a entidade pode ser punida pela Fifa, e a Seleção Brasileira corre o risco de ser suspensa de competições internacionais. No entanto, a entidade máxima do futebol nega excluir o Fluminense do Mundial de Clube, desmentindo rumores.
Nenhum comentário:
Postar um comentário