sexta-feira, 23 de janeiro de 2026

Da série "Notícias para encher página de portal da Web", parte 9

Novamente a mídia fala da tal ozonioterapia, um método experimental indicado para tratamento de inflamações usando uma mistura de oxigênio e ozônio na proporção volumétrica de 20 para 1. 

O cantor Zé Felipe disse que não queria fazer este procedimento por via retal, como foi sugerido anos atrás para quem sofria de COVID-19 durante a pandemia. Ele alega querer reforçar seu sistema imunológico. Com este depoimento, explorado pelas redes sociais e todo tipo de reportagens sobre celebridades, mais uma vez ele atraiu a atenção para si por este detalhe de sua vida pessoal, e não pela sua música. 

O referido método possui riscos devido à toxicidade do ozônio, um gás capaz de matar em altas concentrações, devido ao seu poder oxidante, capaz de aumentar as inflamações no lugar de combatê-las, e sendo um perigo para o sistema respiratório, ou de outras partes do corpo. Seja qual for o local da aplicação, não está regulamentado pelas normas médicas. 

quinta-feira, 22 de janeiro de 2026

Friaca!

O verão 2025-2026 tornou-se uma amostra de um ano inteiro, em termos de temperatura. No começo, era um inferno se não houvesse a água do mar, a piscina ou ao menos o ar-condicionado. Depois, a frente fria deste mês, vinda da Antártida, fez abaixar a temperatura, até chegar a ridículos 17-18 graus Celsius. Aqui em São Paulo, chegou-se a uma minima de 15,2° C, na terça. 

Pessoas saíram de agasalho em São Paulo nesta semana. De verão (?) (R7)


Maluquice? Não chega a ser algo visto no caso do Banco Master, com o ministro do STF Dias Toffoli cada vez mais enrolado enquanto o resto do Supremo e a PGR, também vistos sob suspeita de serem beneficiados pelo virtualmente finado banco (embora faltem provas para sustentar acusações, a sensação é esta), blindam-no das investidas de alguns deputados que o querem afastar do caso. Neste caso, não seria maluquice, mas a velha manifestação de um sistema político-jurídico expondo sua podridão. 

E, ao contrário desse caso, o tempo volta ao normal em poucos dias. Não vai esperar por uma possível manobra para enterrar as investigações. 

terça-feira, 20 de janeiro de 2026

Quem vai fazer parte do Conselho de Gaza?

Sir Tony Blair (esq.), ex-primeiro ministro britânnico, vai estar ao lado de Trump para tentar a reconstrução da Faixa de Gaza (Reuters) 


O Conselho de Paz de Gaza formulado por Donald Trump para administrar o território palestino, tem a missão de reconstruí-lo e substituir o Hamas, considerado o grande culpado pela guerra sangrenta responsável pela morte de milhares de inocentes, por causa do sequestro e morte de israelitas no 7/10,

Marco Rubio, o Secretário de Estado do trumpismo, é membro fundador, assim como o ex-primeiro ministro britânico Tony Blair. O investidor e genro de Trump Jared Kushner também vai participar, assim como o conselheiro de segurança nacional Robert Gabriel, CEO do grupo de investimentos Apollo Global Management Marc Rowan e o presidente do Banco Mundial Ajay Banga.



Governantes dos seguintes países foram convidados: 

Albânia
Alemanha
Arábia Saudita
Argentina
Austrália
Áustria
Bahrein
Bielorrússia
Brasil
China
Canadá
Cazaquistão
Chipre
Coréia do Sul
Egito
Emirados Árabes Unidos
Eslovênia
Espanha
Finlândia
França
Grécia
Hungria
Índia
Indonésia
Irlanda
Israel
Itália
Japão
Jordânia
Marrocos
Nova Zelândia
Noruega
Omã
Países Baixos
Paquistão
Paraguai
Polônia
Portugal
Qatar
Reino Unido
Romênia
Rússia
Singapura
Suécia
Suíça
Tailândia
Turquia
Ucrânia
Uzbequistão
Vietnã

Apesar de ser apoiador do americano, o governo israelense manifestou seu desacordo com a ideia, principalmente devido à presença de desafetos, como o governo turco. A possível presença do governo brasileiro também não agrada. 

A ONU também mostrou perturbação com a ideia, pois teme perder (ainda mais) relevância. 

Entre as condições para ser membro efetivo do grupo é pagar US$ 1 bilhão, algo considerado extravagante, e poucos irão realmente pagar. Neste caso, vão ocupar o Conselho por apenas três anos. 

Emanuel Macron, presidente da França, já recusou. O argentino Javier Milei aceitou no ato, mesma condição do sempre contraverso dirigente húngaro Victor Orbán, e ambos são considerados confiáveis por Trump e Netanyahu. Lula ainda não respondeu, assim como Xi Jinping e Vladimir Putin. 

segunda-feira, 19 de janeiro de 2026

Haddad vai sair do governo

Um dos ministros mais atacados do governo Lula vai sair do governo. E ele mostra que, sim, o Brasil tem mais motivos para temer o futuro sem ele. 

Fernando Haddad vai deixar o Ministério da Fazenda (Daniel Ferreira/Valor Econômco)


Isso porque ele pelo menos tem alguma decência ao defender o Banco Central das investidas de quem quer dificultar as investigações sobre os falidos Banco Master e o fundo de investimentos Reag, e ele vez ou outra defende moderação na gastança do NOSSO DINHEIRO, arrecadado de forma selvagem graças a ele. 

Quando ele sair do governo para ajudar na campanha de reeleição de Lula, o presidente pode nomear alguém menos compromissado com a ética e a responsabilidade fiscal, em nome dos votos fáceis. 

sexta-feira, 16 de janeiro de 2026

Usp vai ganhar o metrô

O governo estadual autorizou a construção da linha 22 (marrom), para ligar a Zona Oeste a Cotia, passando por bairros como Rio Pequeno e Raposo Tavares. E, pela primeira vez, a Cidade Universitária. 

Existe uma velha exigência dos alunos, professores e funcionários da USP para haver uma estação dentro do campus. Há duas estações de trem, a Cidade Universitária e a Jaguaré-Villa Lobos, no outro lado da Marginal Pinheiros, e nem todos se dispõem de atravessar as pontes. Os serviços circulares de ônibus levam gratuitamente (com o cartão de transporte da USP) à estação Butantã, mas são afetados pelo trânsito do entorno, pois o local está entre Pinheiros e as rodovias Raposo Tavares e Régis Bittencourt. 

Outros bairros com transporte precário, afastados dos principais locais de comércio e serviços, também serão beneficiados. O Rio Pequeno terá uma estação própria. A estação Jardim Esmeralda vai atender o bairro e alguns locais próximos, como o Parque dos Príncipes. Bairros ao longo da Rodovia Raposo Tavares serão atendidos pelas estações Monte Belo e Jardim Boa Vista. O sul de Osasco será também atendido, pelas estações Vítor Civita e Santa Maria. Granja Viana, a área nobre de Cotia, também terá uma estação. Poderá haver alterações com o tempo, enquanto a linha é construída. 

O traçado proposto da linha 22 do metrô (do site MetrôCPTM)

Desapropriações serão feitas em breve ao longo do traçado da linha e de todo o processo de construção, por meio de uma licitação para definir qual empresa vai se responsabilizar pela obra. Não há uma previsão para o início das obras, e nem para a conclusão. Estima-se que esteja pronto por volta de 2040. Oficialmente, fala-se em 2036, mas dificilmente veremos alguma estação operando nesse ano. 


N. do A.: Espera-se que São Paulo e o Brasil sobrevivam a um dos maiores escândalos mundiais deste século, a relação entre o Banco Master, o fundo de investimentos Reag (cuja liquidação foi decretada hoje) e os membros dos Três Poderes. Há indícios do envolvimentoo do próprio PCC, a principal organização criminosa do Brasil, e se isso for verdade, o país pode ser considerado um narcoestado. O ministro do STF Dias Toffoli é um dos principais suspeitos, acusado de travar as investigações e ser um dos grandes beneficiários do Banco Master. 

quinta-feira, 15 de janeiro de 2026

A barriga não encolhe. E agora?

Você exagerou nas festas de fim de ano e agora está constrangido porque reparam na sua barriga no local de trabalho ou, para quem está em férias, na praia ou piscina ou outro lugar. 

Sim, meu amigo, ou minha amiga! Você vai precisar perder os quilos a mais porque não só é um atentado à estética, mas também um perigo para a saúde, de acordo com os médicos, com todas aquelas consequências de fazer você lamentar aquele pedaço de peru (ou chester) a mais nas festas, ou mesmo temer pelo seu destino cruel. Oh, céus! Oh, vida!

Muitos não querem virar um Chico Barrigudo da vida (Divulgação)


Se você está a fim de se exercitar, há as academias que você fatalmente vai abandonar depois de algum tempo, ou aquelas abdominais, caminhadas, sessões de ginástica, para serem esquecidas em fevereiro porque parecem ser um saco!

Ou tentar aquelas dietas loucas do tempo em que sua avó era menina, ou aquelas inventadas por influenciadores das redes sociais. Ou o jejum intermitente em moda que você não vai aguentar porque os resultados não são imediatos e você vai pirar antes que o organismo comece realmente a queimar as banhas. 

Ou esperar por um milagre. Inútil, porque não dá para querer fazer um santo qualquer se desviar de sua função (atender outros fieis) por sua causa. 

Ou querer comprar canetas emagrecedoras, tomar Ozempic sem receita, ou aguardar por novas tecnologias criadas por alguém deste ou de outro mundo. 

Ou simplesmente não fazer nada e parecer um(a) grávido(a) ou o Rei Momo ou a Dona Redonda. E culpar a azeitoninha ou a ameixinha, nunca aquela deliciosa carne ou aquele doce que você vai querer comer de novo no próximo fim de ano. 

quarta-feira, 14 de janeiro de 2026

Coisas que não devemos fazer

Uma coisa para nunca fazer, em nome do decoro e da boa conduta, quando uma pessoa se dirige a outra. 





A outra é aceitar como normais os acontecimentos envolvendo nossa pátria amada, um respeitável banco e seus digníssimos aliados. 

segunda-feira, 12 de janeiro de 2026

Volta ao batente

 Este blog volta de um período de relativa inatividade, quebrado apenas por algumas postagens, entre elas a invasão americana na Venezuela para derrubar o ditador Nicolas Maduro. Antes de qualquer transição democrática, com a libertação a conta-gotas dos presos políticos, o governo Trump quer remodelar a economia baseada no petróleo, da maneira mais pragmática possível, sem medo de ser acusado de transformar o país num Estado fantoche. 

O próximo alvo é a Groenlândia e seus recursos minerais sob um solo desolado pelo frio, com o pretexto pouco convincente de uma possível anexação por parte da Rússia ou da China, com o risco real de causar a dissolução da Otan. Trump, dia sim e outro também, insiste no assunto, para irritação e desespero dos aliados dinamarqueses e seus colegas europeus. 

Trump vai conseguir comprar a Groenlândia?

Outros acontecimentos incluem a premiação do primeiro ator brasileiro com o Globo de Ouro, 27 anos após a façanha de Fernanda Montenegro e seu trabalho inesquecível em Central do Brasil. Wagner Moura aumentou o ufanismo verde-e-amarelo com o troféu (e o filme O Agente Secreto também venceu como melhor filme estrangeiro). Só falta mesmo o Oscar, e aí as coisas podem mudar, mesmo considerando as espectativas acima do normal para um artista fora dos Estados Unidos. 

O baiano ganha mais um troféu, mas ainda vai esperar a lista definitiva dos indicados ao Oscar de melhor ator (Etienne Laurent/AFP)



sábado, 3 de janeiro de 2026

O Ano Novo começou mesmo. Será o começo do mundo novo?

Donald Trump cansou de esperar. Assim que os fogos do Réveillon silenciaram (*), o magnata da Casa Branca autorizou o ataque decisivo para capturar o ditador da Venezuela. Nicolas Maduro e a esposa foram levados por uma força de elite americana, quase sem resistência das forças armadas, cujas bases também foram atacadas. 

O povo não saiu às ruas para tentar defender Maduro. Muitos até comemoraram a queda do regime. 

Redes sociais também se manifestaram a respeito da queda de Nicolás Maduro (Divulgação/Instagram)


No Brasil e na América Latina, houve manifestações. A oposição brasileira e Javier Milei saudaram as ações das forças de Trump, enquanto Lula se juntou a Gustavo Petro, presidente da Colômbia, para exigir uma reunião de emergência e condenar a intervenção. 

Teme-se uma escalada rumo a outros países, inclusive o Brasil, como pretexto para atacar o narcotráfico, um velho problema da América Latina, e do qual o regime venezuelano é acusado de fazer parte ou de financiar. 

Já a ONU e os países de fora ainda não tomaram medidas concretas contra os Estados Unidos, embora Rússia, Irã e China condenassem os ataques. Esta última está mais interessada em Taiwan, que também teme uma invasão. De qualquer forma, outras regiões do mundo podem ver nisso um sinal para estimular intervenções semelhantes, e ao menos discutir o conceito de soberania. Ou algo mais ligado ao destino da humanidade em geral. 


(*) Na Suíça, uma pequena cidade do cantão de Valais teve o pior começo de ano imaginável em tempos de paz: uma explosão acidental num bar causou a morte de pelo menos 47 pessoas. Para o país europeu, o ano já começou muito mal.