terça-feira, 22 de outubro de 2019

Breves do dia 22-10-2019

1. Finalmente aprovaram a reforma da Previdência, mas deixando de fora os Estados e municípios e a proposta de capitalização, ou seja, o brasileiro precisaria custear, ele próprio, a sua aposentadoria, e não mais as empresas, como acontece nos planos de previdência privada dos bancos. É possível que todas essas questões voltem a ser discutidas num futuro próximo, pois o rombo na Previdência, vítima da administração errática dos governos e dos esquemas de roubalheira, vai demorar para ser efetivamente coberto. 

2. Muitos analistas políticos, principalmente os ligados à oposição, temem protestos acontecendo aqui no Brasil, como ocorrem no Chile. No entanto, o modelo adotado no país andino é diferente: a Previdência é privada, com capitalização. Um dos motivos das revoltas violentas é a baixa rentabilidade desse sistema, gerando uma aposentadoria bastante inferior à dos últimos vencimentos dos trabalhadores.

3. O presidente Jair Bolsonaro está no Japão. Assistiu à entronização do imperador Naruhito, e amanhã irá se encontrar com o governante da nação, primeiro-ministro Shinzo Abe, e com empresários para tentar convencê-los a investir no Brasil. Depois, ele viaja para a China, maior parceira comercial, e em países árabes, como Arábia Saudita, Catar e Emirados Árabes, consumidores do frango brasileiro. A viagem dura, ao todo, 12 dias.

4. Continua o desastre ambiental nas praias do Nordeste e vários animais estão morrendo em decorrência do óleo derramado no Oceano Atlântico. Enquanto isso, a Marinha e os outros órgãos responsáveis não conseguem obter indícios da autoria desse crime. Os maiores suspeitos são navios clandestinos sem identificação e com os sistemas de localização desligados, levando óleo bruto comprado (ou roubado) de fontes fora do Brasil.

5. Começa a definição de quem vai disputar a final da Copa Libertadores da América. No momento, estão jogando Boca Juniors e River Plate, na Bombonera. O Boca precisa reverter a derrota sofrida no Monumental de Nuñez (2 a 0). Amanhã, Flamengo e Grêmio farão o jogo mais esperado do ano para os torcedores brasileiros. Como será a final? Na postagem de quinta-feira, este blog vai fazer um apanhado da disputa, a ser feita no Maracanã.

Nenhum comentário:

Postar um comentário