terça-feira, 15 de outubro de 2019

Soluções para os problemas do Brasil passam por um caminho

Há problemas demais no Brasil, aparentemente difíceis de resolver, desde a corrupção até o analfabetismo, passando por n outras coisas. 

Por n entende-se: um número natural tão grande quanto se possa imaginar. 

Impunidade, violência, criminalidade. Agressões ao meio ambiente e à língua portuguesa. Desemprego e baixa produtividade. Tratamento da política como se fosse uma partida de futebol. Ignorância profunda e falta de interesse no conhecimento. Vulnerabilidade social e dependência em relação ao Bolsa Família. Notas baixas nas escolas e no rating soberano do país. Doenças de carência convivendo com enfermidades próprias de países ricos. Falta de tratamento de esgotos. Desperdício de alimentos enquanto milhares passam fome ou comem mal. Inadimplência nas famílias. Juros altíssimos nas dívidas e ridículos nos investimentos. Desconhecimento do cálculo desses juros no nosso cotidiano. Falta de respeito e noções de cidadania. Impunidade. Desvalorização da cultura. Desabamentos de prédios e barragens. Outras tragédias causadas por erros humanos ou dolo. Dificuldade em cantar o Hino Nacional por não saber o significado das palavras. Corrupção e facilidade em criar fraudes. Leis permissivas e confusas. Populismo. Pessimismo em relação ao futuro... 

Para solucionar tantos e tão graves problemas, há soluções, mas elas não são fáceis nem imediatas. Todas elas passam pelo trabalho de alguns profissionais que merecem ser valorizados. 

São os PROFESSORES. 

Sem eles, não há como as crianças e adolescentes aprenderem a lidar com as dificuldades da vida e contribuírem para a melhoria de todos os problemas citados acima e vários outros subentendidos por falta de espaço e de tempo. 

Foram os profissionais de ensino os protagonistas no desenvolvimento de vários países que antes eram pobres, como Cingapura e Coreia do Sul. 

A formação de trabalhadores competentes, em qualquer área do conhecimento, passa pelo ensino nas escolas técnicas, faculdades e universidades, onde a presença de gente preparada para ensinar é fundamental. 

Transmitir conhecimentos e habilidades é um nobre ofício, pois forma cidadãos plenos e capazes. 

Este é mais um artigo sobre o Dia do Professor. Sem mais palavras, pois elas não são suficientes para mostrar o devido respeito a esta categoria profissional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário