Este blog espera tratar de outros assuntos nesta semana, pois não pode ficar preso a uma única pauta, explorada intensivamente pela mídia.
Os Três Poderes mostraram celeridade para dar uma resposta à baderna ocorrida no 8/1. Isso é algo extremamente necessário, para mostrar que atos de violência contra as instituições não podem ser toleradas. Todavia, deve-se questionar como isso foi feito, pois sabe-se que o Brasil está a lidar com autoridades ávidas por holofotes, em busca de protagonismo, e muitas vezes fazendo pré-julgamentos.
Muitos questionam a necessidade de afastar o governador Ibaneis Rocha por pelo menos 90 dias, como fez Alexandre de Moraes em mais uma decisão monocrática, ou já considerar o ex-presidente Jair Bolsonaro como culpado pelos atos de barbárie ocorridos no último domingo. Membros do governo apoiaram estas atitudes e opositores contestam, como esperado.
A punição virá para muita gente envolvida nos atos contra os Três Poderes, e precisa ser feita contra os reais culpados, mas enquanto isso, e depois de tudo se amainar, o governo tem que cumprir os seus afazeres, e a oposição, também, pelo bem do Brasil. Seria demais pedir para fazer isso obedecendo à nossa Constituição e às leis?
Nenhum comentário:
Postar um comentário